Declarado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2021, o fado português é um gênero que emociona gerações com a combinação da música e da melancolia portuguesa.
Para quem deseja conhecer de perto todos os sentidos dessa expressão cultural, o bairro histórico de Alfama, em Lisboa, oferece uma série de atrações interessantes. Confira algumas dicas para a sua próxima viagem.
Conhecendo o fado em Alfama
O histórico bairro de Alfama é o lugar ideal para quem deseja descobrir a essência dos portugueses, especialmente dos lisboetas.
Edifícios centenários e feirinhas de antiguidades dão o tom no distrito mais antigo da capital. Para conhecer melhor o fado, não é difícil encontrar bons lugares para se sentar e apreciar um bom espetáculo.
1. Museu do Fado
Tanto faz se antes ou depois de um bom espetáculo. Uma visita ao Museu do Fado é, no mínimo, obrigatória para quem está por Lisboa.
O museu possui um belo acervo de objetos, construído a partir dos espólios de centenas de artistas profissionais e amadores que ajudaram a construir a história desse patrimônio cultural. São fotografias, cartazes, roupas, fonogramas, partituras e até carteiras profissionais que revelam detalhes de todos os ângulos da história do fado.

Além da exposição permanente, a instituição também promove mostras temporárias ligadas ao tradicional ritmo português.
Visitas guiadas e temáticas estão disponíveis para agendamento através do e-mail info@museudofado.pt, por 3 euros. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e a entrada inteira custa 5 euros.
2. Mesa de frades
Bem no coração de Alfama, uma capela do século XVIII adornada com os tradicionais azulejos se transforma num palco para as principais vozes do fado.
O Mesa de Frades é esse lugar intimista e autêntico. Por ali passaram nomes como Carminho, Ricardo Ribeiro e Ana Sofia Varela. O cenário também merece destaque: é uma antiga capela que conserva os belos azulejos.
3. Parreirinha de Alfama
Antes da vocação para o fado, o Parreirinha de Alfama já foi uma carvoaria e uma taberna. Desde que foi fundado, em 1939, o lugar tem sido uma das mais tradicionais casas de fado de Lisboa. Por ali passaram alguns dos principais nomes da música portuguesa, mas nenhum tão importante quanto o de Argentina Santos: cantora e responsável pela transformação do Parreirinha nesse ícone musical e gastronômico.

O Parreirinha de Alfama funciona de segunda a sábado, das 19h30 à 00h30. Para curtir uma experiência por lá, também é necessário reservar com antecedência pelo site do restaurante. O valor de um jantar com show custa a partir de 65 euros por pessoa.
4. Fama de Alfama
“Não tenham medo da Fama de Alfama mal afamada”. O pedido está expresso na canção de Ricardo Ribeiro que inspirou o nome do restaurante Fama de Alfama. Bem além dessa homenagem, o lugar é um verdadeiro tributo à lusofonia.

No Fama, é servida a autêntica culinária portuguesa em um ambiente tradicional, curtindo uma noite de espetáculo com os melhores fadistas. No site da casa você pode conferir a agenda de apresentações.
5. Clube do Fado
Uma opção intimista para uma noite de fado é o Clube de Fado, um restaurante com uma atmosfera acolhedora. Junto à imponente Sé de Lisboa, no centro de Alfama, a casa une cultura e gastronomia numa intensa experiência de fado. O Clube funciona todos os dias, das 19h30 à 01h. As reservas devem ser feitas no site do restaurante.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


