01
“Flávio Bolsonaro avança em candidatura a presidente e atrapalha planos de Tarcísio” (Mônica Bergamo, 14/11). Lula agradece. Uma candidatura de Tarcísio ou de outro direitista levaria os votos do bolsonarismo, que jamais votariam no Lula, mas não carregaria tanto a rejeição de Bolsonaro, abocanhando parcelas do centro. Já uma candidatura da família Bolsonaro perde parte dos votos do centro diante da rejeição a esse sobrenome. Um erro da direita.
Francisco Neto (Uberlândia, MG)
Essa disputa está remetendo ao tragicômico da série “Succession”, em que nenhuma das personagens era verdadeiramente agradável ou moralmente correta.
Maria Alves (São Paulo, SP)
Flávio está certo, afinal a franquia política é de sua família e ele é um dos herdeiros legítimos.
Raymundo Itareru (Conceição do Coité, BA)
Emenda panetone
“Congresso negocia com governo ‘emenda panetone’, extra de R$ 3 mi por parlamentar em fim de ano” (Política, 13/11). A chamada “emenda panetone”, que garante milhões extras a cada congressista, é mais um retrato da distância entre Brasília e o povo. Enquanto hospitais carecem de insumos e escolas funcionam em condições precárias, parlamentares e governo negociam verbas que servem mais ao jogo político do que ao interesse público.
Paccelli Zahler (Brasília, DF)
Muito se fala do crime organizado, do tráfico, do combate às drogas, mas ninguém toca na facção mais poderosa do país: o centrão. Essa sim é bem estruturada e tem braços em todos os Poderes operando à luz do dia
Alison Sales (São Paulo, SP)
Falta ao Congresso e governo consultar os contribuintes que pagam os “panetones”.
Márcia Meireles (São Paulo, SP)
Crise nos Correios
“Correios querem desligar pelo menos 10 mil empregados em novo PDV” (Economia, 13/11). A necessidade de privatizar os Correios é clara e evidente. Não dá mais para continuar usando dinheiro público neste mar de incompetência.
Carlos Silva (Taubaté, SP)
O problema de privatizar são as pequenas cidades do interior que tem somente os Correios para servir como transportadora e banco. Os empresários de logística fazem de tudo para não entregar nesses locais.
Josue Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)
Ofensiva americana
“EUA anunciam operação ‘Lança do Sul’ contra narcotráfico na América Latina” (Mundo, 13/11). Muito bom. Se os governos locais estão dominados, alguém ou algum governo que ainda não esteja precisa atuar. E se algum dos governos achar ruim, envie o seu próprio porta-aviões.
Paulo Taveira (São Paulo, SP)
A AL não é mais um quintal norte-americano. A operação visa a maior reserva de petróleo do planeta, que é venezuelana.
Angelo Goulart (Belo Horizonte, MG)
E os tolos da direita daqui querendo transformar grupos criminosos em terroristas para permitir a invasão americana.
Jaqueline Orda (Mauá, SP)
Tragédia em Portugal
“Estudante brasileiro de 9 anos tem dois dedos decepados em escola de Portugal” (Mundo, 14/11). Ler essa reportagem foi horrível e angustiante. A imprensa brasileira precisar acompanhar os desdobramentos desse caso, pois parece que os brasileiros estão desprotegidos em Portugal. Sem essa pressão, esses casos de crueldade se tornarão rotineiros.
Felipe Vasconcelos (Juiz de Fora, MG)
Já passa da hora de se iniciar uma campanha para alertar quem deseja mudar para lá sobre os riscos da xenofobia.
João Luiz Coimbra (Barreiras, BA)
Fonte.:Folha de S.Paulo


