BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) disse a aliados que pretende indicar o titular da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para o STF (Supremo Tribunal Federal). A expectativa entre seus aliados é que o anúncio ocorra ainda esta semana.
A apresentação do pedido de aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso ainda nesta quarta-feira (15) –assinado por Lula e publicado no Diário Oficial desta quarta– e a forte pressão por outro nome que não o de Messias podem precipitar a decisão. Lula diz a interlocutores que Messias está maduro para a função.
Messias conquistou o reconhecimento de Lula ao longo do governo. Ele aproximou-se do presidente já na montagem do governo. No papel de coordenador jurídico da transição, atuou na redação de decretos de reestruturação da Esplanada, incluindo a definição do orçamento para 2023.
Desde então, tem mostrado lealdade e combatividade, na opinião de aliados do presidente.

Lula reuniu ministros do STF no Alvorada para discutir a sucessão de Luís Roberto Barroso. Jorge Messias, da AGU, é o favorito do presidente, mas enfrenta resistência de magistrados que apoiam Rodrigo Pacheco para a vaga na Corte
Estadao Conteudo | 12:45 – 15/10/2025
Fonte. Noticias ao minuto