Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para desfilar com uma escola de samba, no Sambódromo do Sapucaí, no Rio de Janeiro, no dia 15 de fevereiro. A Acadêmicos de Niterói pretende homenagear o petista com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
A organização já prepara a logística para receber o presidente, assim como um espaço reservado para Lula desfilar junto à escola, segundo aliados ouvidos pela CNN.
Contudo, a participação ativa de Lula no desfile ainda não é garantida. Isso porque a escola aguarda que a equipe de segurança do presidente verifique se a presença do chefe do Executivo é viável e segura.
O Palácio do Planalto disse não haver uma previsão para Lula participar do evento.
Caso compareça ao evento, Lula deve ficar no camarote do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que anunciou oficialmente sua pré-candidatura ao governo do estado e fez um gesto de aproximação ao presidente.
Como a CNN mostrou, a ida do presidente ao evento divide opiniões entre aliados, mas é um desejo da primeira-dama, Janja Silva.
A Acadêmicos de Niterói, que ascendeu ao grupo especial do carnaval carioca no ano passado, será a primeira escola a desfilar no dia 15 de fevereiro. O enredo escolhido, “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, foi concebido para exaltar a trajetória do atual presidente, o que poderia representar uma oportunidade de exposição positiva.
Oportunidade política
uma ala do governo teme que a participação de Lula possa ser arriscada, principalmente porque existe a possibilidade da escola retornar à segunda divisão do carnaval carioca. Caso isso ocorra, o presidente poderia ficar com a imagem de “pé frio” – uma associação negativa que seus estrategistas preferem evitar.
Por outro lado, aliados favoráveis à ida de Lula ao sambódromo argumentam que o evento representa uma chance de capitalização política. O desfile, inteiramente formatado para exaltar o presidente em um ano de disputa pela reeleição, atrairia os holofotes da mídia e da opinião pública para a Sapucaí durante a apresentação.
A presença de presidentes da República nos desfiles da Sapucaí não é novidade. Vários já assistiram às apresentações das escolas de samba no sambódromo carioca ao longo dos anos. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, compareceu a todos os desfiles durante seu mandato.
Fonte: CNN Brasil


