9:21 PM
24 de abril de 2025

Lula em Tóquio: por que Brasil mira Japão e Vietnã em meio a tarifaço de Trump

Lula em Tóquio: por que Brasil mira Japão e Vietnã em meio a tarifaço de Trump

PUBLICIDADE


Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Tóquio, no aeroporto Haneda, em Tóquio (Japão)

Crédito, Ricardo Stuckert/PR

Legenda da foto, Lula chegou a Tóquio na manhã desta segunda-feira (noite de domingo no horário de Brasília)

  • Author, Laís Alegretti
  • Role, Enviada da BBC News Brasil a Tóquio (Japão)

Num mundo chacoalhado pelo tarifaço do governo Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Ásia, destino de sua primeira viagem internacional de longa distância após complicações do acidente doméstico que sofreu em outubro.

Com visitas ao Japão, parceiro de longa data (130 anos) do Brasil, e ao Vietnã (35 anos), parceiro mais recente, o governo brasileiro destaca suas relações que vão além das duas maiores potências — Estados Unidos e China —, em um momento turbulento da política global.

O presidente desembarcou em Tóquio na manhã desta segunda-feira (24/3, no horário local, noite de domingo em Brasília), com dois itens principais na pauta de comércio: o pleito de longa data para que o Japão libere a compra de carne bovina e suína do Brasil e o avanço nas discussões de um acordo entre Mercosul e Japão.

Mas a previsão não é de que o governo brasileiro consiga grandes anúncios nessas áreas durante a viagem, segundo reconhecem inclusive integrantes do governo (entenda mais abaixo). Um deles argumenta, em conversa reservada, que a visita de Lula representa um “impulso político” numa relação que precisa de “revitalização”.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima