2:53 PM
20 de dezembro de 2025

Lula: ‘Intervenção armada na Venezuela seria catástrofe humanitária e precedente perigoso’

Lula: ‘Intervenção armada na Venezuela seria catástrofe humanitária e precedente perigoso’

PUBLICIDADE


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula, discursa durante reunião com países parceiros na Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, Brasil

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Lula durante Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu

    • Author, Leandro Prazeres e Julia Braun
    • Role, Da BBC Brasil em Brasília e Londres
  • Tempo de leitura: 6 min

Durante discurso na Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que uma intervenção dos Estados Unidos na Venezuela seria uma “catástrofe humanitária” para o Hemisfério Sul e abriria precedentes perigosos para o mundo.

“Passadas mais de quatro décadas desde a Guerra das Malvinas, o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extrarregional”, disse.

“Os limites do direito internacional estão sendo testados. Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo.”

A escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela — com repetidas ameaças de um ataque militar direto feitas pelo presidente americano, Donald Trump — tem trazido ao governo do Brasil os temores de uma crise humanitária na fronteira e de caos no país vizinho, segundo reportagem da BBC News Brasil.

Na terça-feira (16/12), o presidente Donald Trump anunciou, em suas redes sociais, que o país imporia um bloqueio naval sobre navios petroleiros que enfrentam sanções internacionais.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima