7:15 PM
7 de julho de 2025

Lula, no Brics, diz que Trump é imperador – 07/07/2025 – Mercado

Lula, no Brics, diz que Trump é imperador – 07/07/2025 – Mercado

PUBLICIDADE


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a ameaça do republicano de aplicar tarifas a países do Brics.

“O mundo mudou, não queremos imperador. Nós somos países soberanos. Se ele achar que ele pode taxar, os países têm o direito de taxar também. Existe a lei da reciprocidade. Eu achei muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”, afirmou Lula.

Na noite de domingo (6), Trump disse numa rede social que qualquer país que “se alinhe às políticas antiamericanas do Brics” será afetado por uma tarifa adicional de 10%. “Não haverá exceção a essa política. Obrigado por sua atenção”, escreveu Trump.

Paralelamente ao anúncio de Trump, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que os EUA os americanos aplicarão em 1º de agosto tarifas aos parceiros comerciais com os quais não tenha alcançado acordos, seja Taiwan ou a União Europeia.

As chamadas tarifas recíprocas anunciadas em 2 de abril –hoje suspensas temporariamente– afetaram os membros do Brics de forma diferente. Enquanto o Brasil ficou com a sobretaxa mais baixa, de 10%, a China chegou a ser tarifada em mais de 140% (os dois países chegaram a um acordo para reduzir o índice).

No comunicado da cúpula de líderes, o Brics criticou, sem citar nominalmente Trump ou os Estados Unidos, o “aumento indiscriminado de tarifas” como ameaça à redução do comércio global e condenou a imposição de “medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”.

Os países manifestaram também no texto ter “sérias preocupações” com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais “que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio)”.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima