3:03 AM
13 de dezembro de 2025

Magnitsky: o que Moraes pode voltar a fazer após EUA retirarem sanções

Magnitsky: o que Moraes pode voltar a fazer após EUA retirarem sanções

PUBLICIDADE


Alexandre de Moraes.

Crédito, Ton Molina/NurPhoto via Getty Images

    • Author, Julia Braun, Luiz Fernando Toledo e Daniel Gallas
    • Role, Da BBC Brasil em Londres

O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12/12) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky.

Publicada no site do Tesouro Americano, a decisão representa mais uma desescalada nas tensões entre EUA e Brasil, após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As sanções contra Alexandre de Moraes haviam sido impostas em julho, em meio às pressões do governo de Donald Trump para tentar influenciar o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Agora, com a retirada do nome de Moraes e de sua esposa da lista, que abarca pessoas acusadas de corrupção ou de violações de direitos humanos, eles não estão sujeitos ao congelamento de eventuais bens nos EUA, nem de realizar transações econômicas com empresas americanas, por exemplo.

Outra proibição que cai é a entrada de Moraes e sua esposa nos Estados Unidos. No entanto, o visto americano de ambos estava suspenso antes da aplicação da Lei Magnitsky, assim como de outros ministros, e, até o momento, não há informações sobre isso.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima