7:48 PM
16 de outubro de 2025

Maior trilha da América Latina atravessa o estado do Pará

Maior trilha da América Latina atravessa o estado do Pará

PUBLICIDADE



Com 460 km de extensão, a Trilha Amazônia Atlântica será a maior trilha da América Latina quando for inaugurada – o que deve acontecer durante a COP30 em Belém, em 2026. O percurso ligará diferentes ecossistemas e comunidades no estado do Pará, incluindo sete unidades de conservação e seis territórios quilombolas.

A pé ou de bicicleta, os visitantes passarão por florestas, manguezais, rios e comunidades extrativistas. O objetivo é aliar o turismo de base comunitária com a preservação ambiental, e por isso o caminho foi planejado de forma a não atrapalhar a circulação de animais e o equilíbrio dos ecossistemas. A infraestrutura inclui mapas, placas de sinalização, pontos de apoio e a capacitação de moradores para receber os trilheiros.

Pelo app e plataforma digital eTrilhas os visitantes podem conhecer os prestadores de serviços nas proximidades, entrando em contato diretamente com eles.

Os municípios que integram a trilha são Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Castanhal, Inhangapi, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Santa Maria do Pará, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua, Bragança, Augusto Corrêa e Viseu.

Já os territórios quilombolas incluem Torres (Tracuateua)América (Bragança)Pitimandeua (Inhangapi)Macapazinho (Castanhal)Santíssima Trindade e Macapazinho (Santa Isabel do Pará). O caminho ainda compreende as seguintes unidades de conservação:

Continua após a publicidade

  • Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua,
  • Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu,
  • Reserva Extrativista Araí-Peroba,
  • Reserva Extrativista Gurupi-Piriá,
  • Área de Proteção Ambiental Belém,
  • Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia,
  • Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna

A trilha Trilha Amazônia Atlântica é parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), programa federal que busca criar corredores ecológicos em todo o país, conectando áreas naturais e incentivando a movimentação da fauna entre unidades de conservação.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima