7:16 PM
30 de outubro de 2025

Mais de 70% dos empresários participantes da missão “Canton Fair Experience” fecharam negócios com a China | ASN Mato Grosso

Mais de 70% dos empresários participantes da missão “Canton Fair Experience” fecharam negócios com a China | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


A missão internacional “Canton Fair Experience”, realizada na China, resultou na conversão de 73% em novos negócios fechados pelas empresas participantes, conforme levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), que liderou a equipe composta por 117 brasileiros.

Das 38 empresas envolvidas, 27 fecharam novos acordos de importação com o país asiático. Os participantes receberam consultoria especializada e individualizada, por meio da Business In Box, que auxiliou no desenvolvimento de estratégias e na aplicação de métodos de negociação com empresas chinesas.

Com o estabelecimento dessas parcerias, o Sebrae Mato Grosso irá oferecer acompanhamento às empresas brasileiras, como suporte para finalização de contratos, análise documental para logística internacional e demais aspectos operacionais de importação.

Empresários receberam consultoria técnica especializada para negócios com o mercado chinês durante a missão

Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, o resultado reforça o objetivo da instituição, que há 19 anos atua na internacionalização dos pequenos negócios, sendo referência neste segmento no Sistema Sebrae. Ele destaca que a China é hoje um dos principais ecossistemas de tecnologia e inovação do mundo, além de ser o principal parceiro comercial de Mato Grosso.

“Queremos consolidar uma rede de empresas preparadas para atuar no comércio internacional. Isso significa fortalecer cadeias produtivas, atrair investimentos, criar mercados e posicionar Mato Grosso e o Brasil como parceiro estratégicos da China em inovação, sustentabilidade e comércio bilateral”, afirma Schelini.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, que também integrou a comitiva, reconhece a importância da liderança do Sebrae Mato Grosso e sua contribuição para o desenvolvimento de outros estados. “O Amapá, no extremo norte do Brasil, também está absorvendo conhecimento da maior e mais importante feira multissetorial do mundo. Trazer os empresários amapaenses nos enche de orgulho, pois estamos transformando vidas e realidades por meio do empreendedorismo e da inovação chinesa”, ressalta.

A missão contou com a parceria das seguintes instituições: Invest MT, Fiema, Fiemt, Fecomércio/AP, Sebrae/AP, Sebrae/MA, Sebrae/RO, Sebrae/RS e Sebrae/SC

O coordenador de internacionalização da Fiemt, Antonio Lorenzzi, conta que ao observar o potencial da Canton Fair, comprovou a qualidade dos produtos fabricados pela indústria chinesa. “Por ser a maior feira multissetorial do mundo, encontramos de tudo: produtos para o agro, construção civil, setor de alimentos, entre outros. O preço e a qualidade são altamente competitivos e, com o apoio da consultoria oferecida pelo Sebrae Mato Grosso, conseguimos identificar com facilidade a viabilidade de negócios para as empresas do nosso estado”, diz.

O superintendente de desenvolvimento do Sicredi Ouro Verde, Leandro Bortoloto, destacou que a instituição acompanhou os empresários oferecendo soluções de crédito para facilitar a realização dos negócios. “É de grande importância estar aqui e ter contato direto com a tecnologia e a inovação desenvolvidas pela China, que agora poderão chegar ao Brasil por meio dos empresários participantes da missão. O Sicredi está à disposição para apoiá-los”.

Weslley Bastos, da WGA Imports LTDA, foi um dos empresários que realizou um pré-acordo de importação e recomenda a missão para quem busca expandir seus negócios. “É uma experiência que levarei para a vida toda. Fizemos pré-negociações para importar produtos chineses que conhecemos na maior feira multissetorial do mundo. Agradeço ao Sebrae Mato Grosso por proporcionar essa vivência, que certamente mudará a trajetória da minha empresa”, relata.

A missão internacional “Canton Fair Experience” contou com a parceria das seguintes instituições: Invest MT, Fiema, Fiemt, Fecomércio/AP, Sebrae/AP, Sebrae/MA, Sebrae/RO, Sebrae/RS e Sebrae/SC.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima