8:47 AM
25 de agosto de 2025

Mais um caso de peste negra é registrado nos EUA; veja o que se sabe

Mais um caso de peste negra é registrado nos EUA; veja o que se sabe

PUBLICIDADE



Um novo caso de peste bubônica foi confirmado nos Estados Unidos, desta vez na Califórnia. A informação foi divulgada na quinta-feira (21) pelo Departamento de Saúde Pública do estado, que destacou que o paciente já está em casa e segue o tratamento indicado.

Apesar de chamar atenção pelo aspecto inusitado, já que a doença é mais associada à epidemia que matou milhões de pessoas na Idade Média (quando ganhou o apelido de “peste negra”), casos modernos de peste não são inéditos pelo mundo, e muito menos nos Estados Unidos.

A doença é muito rara hoje em dia, mas, ainda assim, estatísticas oficiais apontam que uma média de sete casos anuais são diagnosticados em seres humanos nos EUA.

Em julho, em um caso não relacionado, no Arizona, outra pessoa acabou vitimada pela peste pneumônica, uma versão mais grave da doença e causada pela mesma bactéria, a Yersinia pestis.

O que sabe sobre o caso

Autoridades sanitárias da Califórnia ainda investigam o episódio. A hipótese mais forte, no momento, é que a pessoa acabou sendo picada por uma pulga infectada enquanto acampava.

Continua após a publicidade

A bactéria causadora da peste bubônica ainda é endêmica na vida silvestre de vários lugares ao redor do mundo, o que também inclui áreas de altitude do condado de El Dorado, onde fica a cidade de South Lake Tahoe, local de residência da pessoa infectada.

Não foram divulgados outros detalhes que pudessem levar à identificação do paciente, como sexo ou idade.

+Leia também: A peste bubônica pode voltar a ameaçar o mundo (e o Brasil)?

O que é a peste bubônica

A peste bubônica é o tipo mais comum de infecção causado pela Yersinia pestis, uma bactéria que é transmitida pela mordida de pulgas infectadas por esse micróbio. O problema era muito comum na Idade Média devido à proliferação de ratos e ao convívio próximo com populações humanas, que fazia as pulgas presentes nos roedores acabarem infestando locais frequentados por pessoas.

Continua após a publicidade

Avanços na higiene e no saneamento tornaram casos cada vez mais raros no mundo atual, mas, mesmo em países desenvolvidos, continua sendo possível encontrar a doença, especialmente em bolsões de vida silvestre, como no caso registrado na Califórnia. Nos EUA, ela é mais encontrada no oeste do país, embora permaneça muito incomum de modo geral.

O tratamento para a peste é feito com antibióticos, preferencialmente por via intravenosa para garantir uma resposta mais rápida. Apesar de mais famosa e recorrente, a peste bubônica é a doença causada pela Yersinia pestis com mais chance de sobrevivência, enquanto a peste pneumônica ou a septicêmica exigem tratamento mais urgente para evitar complicações fatais.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima