3:35 AM
10 de janeiro de 2026

Máquinas já ‘pensam’ como humanos? O que teste criado há 75 anos revela

Máquinas já ‘pensam’ como humanos? O que teste criado há 75 anos revela

PUBLICIDADE


Uma ilustração mostra uma pessoa e um robô sentados um de frente para o outro, separados por uma parede azul. Ambos estão usando computadores, com balões de fala sugerindo que estão conversando. Acima da pessoa, há um balão de pensamento com um ponto de interrogação.

Crédito, Getty Images

    • Author, Daisy Stephens
    • Role, BBC World Service
  • Tempo de leitura: 7 min

Durante muito tempo, esta tem sido uma das perguntas feitas pelas pessoas ao avaliarem o quão inteligentes os computadores realmente são.

Ela se origina do Teste de Turing, elaborado pelo matemático e cientista da computação inglês Alan Turing em 1950 — transformando, pela primeira vez, o pensamento filosófico sobre a inteligência das máquinas em um teste empírico.

De acordo com o teste, se o comportamento de um computador fosse indistinguível do de um humano, então ele seria considerado como alguém que exibe um comportamento “inteligente”.

Uma fotografia em preto e branco de Alan Turing, um jovem com cabelo escuro penteado para um lado. Ele olha para algo ligeiramente fora do enquadramento com uma expressão neutra.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Alan Turing criou um teste que mede o quão indistinguíveis as máquinas são dos humanos

Mas quando um chatbot de IA supostamente passou no teste pela primeira vez em 2014, em vez de ser um momento decisivo, isso alimentou uma controvérsia.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima