2:46 PM
26 de outubro de 2025

Maria Antonieta: por que a polêmica rainha era tão odiada

Maria Antonieta: por que a polêmica rainha era tão odiada

PUBLICIDADE


Retrato da rainha francesa Maria Antonieta

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Uma exposição em cartaz em Londres questiona alguns dos mitos que envolvem a rainha da França Maria Antonieta, que chegou a ser a mulher mais desprezada da Europa

    • Author, Deborah Nicholls-Lee
    • Role, BBC Culture

“Todos os olhares estarão voltados para você”, alertou em abril de 1770 a imperatriz da Áustria, Maria Teresa (1717-1780), à sua filha, a arquiduquesa Maria Antônia, durante as preparações para o seu casamento com o futuro rei Luís 16 da França (1754-1793), no Palácio de Versalhes.

Mas o julgamento enfrentado pela rainha Maria Antonieta (1755-1793), como ficaria conhecida, foi muito mais cruel do que o que previra sua mãe. Ela foi vilipendiada como libertina, conspiradora e gastadora implacável. Manter seu estilo de vida estaria levando a França à bancarrota.

Todas estas acusações precipitariam a Revolução Francesa (1789-1799), que culminou com um espetáculo raro e assustador: a execução pública da rainha.

Retrato da rainha da França Maria Antonieta, com moldura oval dourada.

Crédito, Museu Victoria and Albert, Londres

Legenda da foto, Maria Antonieta se casou com o rei Luís 16 da França, aos 14 anos de idade. Ela foi julgada e vilipendiada por toda a vida.

Nossa fascinação por Maria Antonieta nunca se esvaneceu, mas sua história é cada vez mais questionada.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima