A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, apareceu na varanda do Grand Hotel de Oslo nesta quinta-feira (11), no horário local, após fugir secretamente de seu país.
Essa é a primeira aparição pública da opositora em 11 meses.
Ela surgiu da sacada de seu hotel sob aplausos, enquanto a multidão cantava o hino nacional venezuelano. María Corina acenou para seus apoiadores antes de sair para cumprimentá-los na rua.
A líder da oposição chegou a Oslo no meio da noite, disse o chefe do comitê do Nobel, depois de não ter conseguido chegar à capital norueguesa a tempo de receber seu prêmio em uma cerimônia realizada horas antes.
A jornada de Machado até a capital norueguesa foi arriscada. Perseguida pelo governo do presidente Nicolás Maduro, ela está proibida de deixar a Venezuela e tem vivido praticamente escondida durante o último ano.
Na quarta-feira (10), a filha de María Corina aceitou o Prêmio Nobel da Paz em nome da mãe, em Oslo.
A engenheira de 58 anos havia deixado secretamente a Venezuela rumo a Oslo, desafiando uma proibição de viagem imposta pelas autoridades de seu país natal, que já durava uma década, e após passar mais de um ano escondida.
Fonte: CNN Brasil


