10:29 AM
13 de dezembro de 2025

María Corina Machado: a operação secreta que a levou da Venezuela para receber Nobel em Oslo

María Corina Machado: a operação secreta que a levou da Venezuela para receber Nobel em Oslo

PUBLICIDADE


Bryan Stern, de barba, com boné verde e camisa branca

    • Author, Ione Wells
    • Role, Correspondente na América do Sul, de São Paulo, para a BBC News

A operação de resgate para retirar da Venezuela a líder da oposição e Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, incluiu disfarces, dois barcos em mares agitados e um voo, segundo contou à BBC o homem que afirma ter dirigido o processo.

Batizada de “Operação Dinamite Dourada”, a perigosa jornada foi longa, fria e úmida. Mas a “formidável” Machado não se queixou uma única vez, segundo o fundador da Fundação Grey Bull Rescue, Bryan Stern, veterano das forças especiais americanas.

“O mar está muito agitado”, ele conta. “Está completamente escuro. Usamos lanternas para nos comunicarmos. Dá muito medo, muita coisa pode sair errado.”

Apesar dos riscos, tudo saiu bem. Machado chegou sã e salva a Oslo, na Noruega, para receber seu Prêmio Nobel da Paz, pouco antes da meia-noite de quarta-feira (10/12).

Depois de viver escondida no seu próprio país, desde as controversas eleições do ano passado na Venezuela, Machado não aparecia em público desde janeiro. Ela não via há dois anos seus filhos adultos, que estavam em Oslo para recebê-la.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima