7:00 AM
3 de dezembro de 2025

Marquês de Pombal: o que ‘nova’ biografia revela sobre uma das figuras mais controversas da História do Brasil

Marquês de Pombal: o que ‘nova’ biografia revela sobre uma das figuras mais controversas da História do Brasil

PUBLICIDADE


Retrato do Marquês de Pombal, pintado em 1766, mostrando-o sentado em um gabinete luxuoso. Ele aparece com roupas formais da época, cercado por mapas, documentos e símbolos de poder, apontando para o horizonte onde se veem navios e a cidade.

Crédito, Domínio Público

Legenda da foto, Pombal deixou sua marca em Portugal e no Brasil — onde, inclusive, nunca pisou

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Figura de destaque nos livros de História do Brasil, o diplomata e estadista Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), conhecido como Marquês de Pombal, deixou marcas no território brasileiro que acabaram moldando a organização do país independente que haveria de se formar.

Marquês de Pombal foi secretário de Estado do reino português entre 1750 e 1777, durante o reinado de dom José 1º (1714-1777).

Ele era adepto do “despotismo esclarecido”, a combinação de princípios da monarquia absolutista com o racionalismo iluminista.

Nessa linha, monarcas e seus homens de confiança implementaram reformas como limitações ao poder da Igreja Católica, desenvolvimento de indústrias e aprimoramento do sistema judiciário, mas mantiveram o controle sobre a sociedade, adaptando as ideias iluministas às suas necessidades.

Apesar de controversa, sua gestão com mãos de ferro foi marcante e imprimiu mudanças indeléveis na sociedade lusitana e brasileira — apesar de ele nunca ter pisado no Brasil.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima