Funcionários da Meta estão recorrendo a um bot interno alimentado por inteligência artificial (IA) para auxiliar nas avaliações de desempenho, com a tecnologia oferecendo um relatório sobre as principais entregas feitas ao longo do ano. Detalhes sobre o uso da ferramenta foram revelados pelo Business Insider no último domingo (9).
Denominado “Metamate”, o assistente de IA disponível para os contratados da dona do Facebook é um exemplo de como as ferramentas inteligentes estão cada vez mais integradas ao ambiente de trabalho. Mas apesar das vantagens oferecidas, nem todos estão satisfeitos com o recurso.
)
Como funciona o Metamate?
Com características semelhantes ao ChatGPT, o assistente de IA interno da Meta possui acesso aos documentos gerados por funcionários da gigante da tecnologia, sendo capaz de efetuar uma varredura completa nos arquivos. A partir daí, pode gerar os relatórios sobre o trabalho de cada contratado.
- Segundo o diretor de produto do Meta Superintelligence Labs, Joseph Spisak, o bot é acionado sempre que funcionários precisam de resumos sobre sua performance no trabalho;
- A IA pesquisa, no sistema, os documentos relacionados ao contratado, analisando tudo o que ele produziu recentemente e também o feedback dado pelos superiores;
- Em seguida, elabora o relatório com os principais destaques, deixando a avaliação pronta rapidamente, economizando tempo em um trabalho que demoraria muito mais se feito manualmente;
- O especialista do laboratório de IA da companhia disse que o recurso é seguro e não pode ser “subornado” para aumentar as notas dos funcionários.
Ainda conforme Spisak, a Meta possui vários outros bots de IA internos que otimizam o trabalho de diversos setores. Treinadas em arquivos da big tech, essas ferramentas podem, por exemplo, criar aplicativos específicos para determinadas tarefas.
Um desses mecanismos é o Devmate, assistente de codificação construído com modelos de concorrentes, como o Claude da Anthropic. Além de ajudar a escrever código, ele analisa testes em busca de falhas, fazendo o envio para revisão humana automaticamente, reduzindo a carga de trabalho pela metade.
)
Recepção mista
Classificado pelo chefe de produto da divisão como “ótimo”, o assistente de IA Metamate não é unanimidade entre os contratados da empresa. Um funcionário entrevistado pela reportagem, sob a condição de anonimato, comentou que o bot apresenta resultados desiguais em alguns casos.
O recurso também não conseguiria fornecer contexto detalhado a respeito de projetos individuais, conforme o relato. Apesar disso, ele afirmou que utiliza a tecnologia para a geração de feedback dos colegas de trabalho, aproveitando a rapidez da ferramenta.
E você, já utilizou IA para automatizar algum tipo de tarefa durante o expediente? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
Fonte.: TecMundo


