Pode ser que você nunca tenha ouvido falar do médico endoscopista, mas saiba que esse profissional tem uma importância e tanto para a sua saúde.
Além de realizar exames diagnósticos, como a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia, ele também está apto para conduzir vários procedimentos terapêuticos, um campo vasto de atuação que envolve diversas áreas do corpo.
Os métodos endoscópicos ainda podem ser aplicados por médicos de outras especialidades, como gastroenterologistas e cirurgiões do aparelho digestivo.
+Leia também: Refluxo não é tudo igual: nova classificação melhora tratamento
Para falar sobre eles, o podcast Olhar da Saúde recebe neste episódio o médico endoscopista Vitor Brunaldi, pós-doutor pela USP e fellow da Mayo Clinic, dos Estados Unidos.
Brunaldi explica em detalhes para que servem os métodos endoscópicos, quando são indicados e quais são os avanços mais recentes nesta utilização.
Um dos pontos abordados é sobre a necessidade da colonoscopia de rotina. “Os guidelines mais recentes vem antecipando essa recomendação, pela observcação do aumento de casos de câncer colorretal em jovens. Para se antecipar a ele, se recomendam exames periódicos, como a colonoscopia, a partir dos 45 anos a todas as pessoas”, comenta.
+Leia também: Por que você não deve fugir da colonoscopia e do exame de fezes
Brunaldi também elucida detalhes da endoscopia digestiva alta, que hoje só deve ser realizada mediante a apresentação de sintomas suspeitos, e o crescente uso das cirurgias endoscópicas. “Elas envolvem várias áreas do trato digestivo e até tratam doenças em outros locais, como aneurismas e varizes, com o uso da ecoendoscopia, que combina o ultrassom à técnica”, explica.
Clique aqui para assistir ao podcast. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:
O programa é apresentado por Carlos Eduardo Barra Couri, endocrinologista e fundador do portal Olhar da Saúde.
Os outros episódios podem ser conferidos neste link.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril