6:43 PM
18 de agosto de 2025

Ministro Barroso dialoga com estudantes no Liceu Cuiabano e defende educação como base do futuro

Ministro Barroso dialoga com estudantes no Liceu Cuiabano e defende educação como base do futuro

PUBLICIDADE


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, esteve em Cuiabá na manhã desta segunda-feira (18 de agosto) para participar do programa Diálogos com as Juventudes, realizado na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, uma das instituições públicas mais tradicionais da capital.

O Liceu Cuiabano foi a primeira escola do país a receber a atividade, que será expandida para outras nove instituições de ensino em diferentes regiões do Brasil. Além dos debates, o projeto contará com oficinas conduzidas por magistrados, materiais pedagógicos e discussões sobre diversidade étnico-racial, cidadania digital, justiça climática e direitos humanos.

O encontro reuniu mais de 400 estudantes do ensino médio, que puderam interagir com o ministro, fazer perguntas e refletir sobre democracia, ética, cidadania e respeito às diferenças.

No início do evento, o ministro Barroso foi recepcionado com o Hino Nacional executado pela fanfarra do Liceu Cuiabano e em seguida assistiu a uma apresentação de siriri, dança tradicional de Mato Grosso, realizada por estudantes da escola. A apresentação trouxe ao palco a cultura regional e emocionou os presentes.

A estudante Rafaelly Camilly Pinho da Silva, de 17 anos, aluna do 3º ano, uma das alunas que se apresentou dançando siriri, também destacou a importância de receber o ministro na escola. Para ela, a presença de Barroso foi inspiradora.

 Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Achei muito incrível ter um ministro aqui no Liceu, ainda mais porque ele também estudou em escola pública. Isso mostra que nós também temos a oportunidade de alcançar algo maior, de conquistar nossos sonhos. Ver alguém que veio da escola pública e chegou tão longe nos dá ainda mais vontade de fazer uma faculdade e buscar uma profissão que possa transformar a sociedade”, afirmou.

“O melhor ainda está por vir”

Durante a palestra, Barroso começou lembrando de sua própria trajetória escolar em uma escola pública.

“Há uns 50 anos, mais ou menos, eu estava exatamente onde vocês estão, numa escola pública tentando adivinhar o que a vida me reservaria. Nada do que vocês estão sentindo me é estranho, de dúvidas, de incertezas. Não é preciso ter medo do futuro. Eu asseguro a vocês que o melhor ainda está por vir”, disse, arrancando aplausos da plateia.

O ministro também dividiu com os estudantes reflexões sobre resiliência diante das dificuldades da vida.

“Embora a gente deva sonhar alto, não conseguimos realizar todos os sonhos. Mas devemos ter a inteligência emocional de lidar com as situações. Não ser arrogante na vitória, nem se sentir derrotado nos insucessos. A vida continua e as oportunidades se renovam muitas vezes”, completou.

Em entrevista à imprensa, ele reforçou que a educação é o caminho para superar divisões e construir um futuro mais justo.

“Tenho muito prazer em participar desse projeto porque considero que a educação básica é a coisa mais importante na vida de um país. Procuro compartilhar com os jovens valores como integridade, idealismo, conhecimento e respeito ao próximo. O Brasil precisa superar muros artificiais e construir pontes, porque a democracia tem espaço para todos que joguem pelas regras do jogo. Não importa se liberal, conservador ou progressista, o essencial é termos caráter, valores e compromisso com o futuro do país”, afirmou.

Cuiabá escolhida para dar início ao projeto

Para o conselheiro do CNJ, Ulisses Rabaneda, a escolha da capital mato-grossense para sediar o início do projeto reflete a relevância do Estado no cenário nacional.

“Mato Grosso hoje é um polo importante para o país e tem se revelado como um estado de oportunidades. Contribui não só com a economia, mas também com a distribuição de justiça social. Por isso foi escolhido pelo ministro Barroso para vir não só no Diálogos com a Magistratura, mas também no Diálogos com as Juventudes”, explicou.

Ele ressaltou ainda o significado pessoal de trazer o evento para sua terra natal. “É um motivo de muito orgulho estar hoje no Conselho Nacional de Justiça representando Mato Grosso. Conseguir trazer o ministro para esse diálogo é muito significativo, porque não se trata apenas de ensinar, mas também de aprender com a juventude, que tem muito a nos mostrar”, disse.

A presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juíza Jaqueline Cherulli, destacou a responsabilidade do Estado em sediar o projeto piloto e reforçou a importância de romper barreiras entre o Judiciário e a sociedade.

“Nós recebemos com muita alegria essa notícia porque temos 27 estados e Mato Grosso foi escolhido. É uma grande expectativa e esperamos responder à altura. Essa proximidade do Judiciário com a sociedade precisa ser cada vez maior. Antigamente o Judiciário era fechado, mas hoje buscamos uma imagem renovada, mais humana, mais próxima, especialmente dos jovens”, afirmou.

Orgulho de ser palco do diálogo

O diretor do Liceu Cuiabano, Lucas Vaz, ressaltou o simbolismo de o evento acontecer justamente em uma escola que faz parte da identidade cultural e educacional de Cuiabá.

“O Liceu formou parte da identidade da cidade e do Estado. Aqui estudaram jornalistas, artistas e lideranças políticas que marcaram a história de Mato Grosso. Receber um evento desse porte nos faz perceber nossa grandeza”, disse.

Ele destacou ainda a importância de mostrar que a juventude brasileira é plural. “A diversidade é o motor do processo educacional. É quando percebemos que há diversas inteligências e possibilidades, e que cada estudante pode brilhar em sua área. O projeto reforça exatamente isso: a riqueza das diferenças”, completou.

À tarde, Barroso participa do Diálogos com a Magistratura na sede da Amam, reunindo juízes e desembargadores para troca de experiências sobre os desafios do Judiciário.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes, o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato grosso (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal, o governador Mauro Mendes e o secretário estadual de Educação, Alan Porto.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima