O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius de Carvalho, defenderá na próxima segunda-feira (15), na 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU Contra a Corrupção, a cooperação internacional para enfrentar a infiltração do crime organizado nas instituições públicas.
O ministro embarca neste sábado (13) para Doha, no Catar, onde chefiará a delegação brasileira no evento. Ele também deve apresentar iniciativas brasileiras de transparência, governança e combate à corrupção, como avanços no Portal da Transparência e uma resolução, em coautoria com a Namíbia, voltada ao enfrentamento da corrupção associada a crimes ambientais.
Carvalho também vai defender a estratégia do governo brasileiro de combate ao crime organizado e argumentar que, por se tratar de um fenômeno transnacional, a articulação internacional é necessária para fechar espaços de atuação das organizações e impedir a infiltração do crime organizado nas instituições públicas mundiais.
Mais de 180 delegações de países e organizações internacionais devem participar da conferência, que será realizada entre os dias 15 e 19. O evento também terá integrantes de AGU (Advocacia-Geral da União), do Ministério da Justiça, do Itamaraty, do Coaf e da Polícia Federal, além do TCU (Tribunal de Contas da União).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo


