Com 34 mil empresas ativas nos setores da moda e confecções e quase 27 mil no ramo da beleza e estética, Mato Grosso confirma sua força empreendedora e o protagonismo feminino nesses mercados. Essa representatividade ganha ainda mais destaque na 14ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em Cuiabá. O evento, que se encerra neste domingo (5), deve receber cerca de 20 mil visitantes em três dias e reúne diversos espaços temáticos, entre eles os Espaços Conceitos de Moda e Beleza, que vêm atraindo grande público e se consolidando como vitrines de inovação e inspiração.
Projetados para simular negócios reais e replicáveis, os ambientes oferecem vivências modernas e inspiradoras, tanto para quem já empreende quanto para quem deseja investir nesses segmentos que têm forte representatividade em Mato Grosso, principalmente pelo público feminino. De acordo com a diretora-superintendente, Lélia Brun, estes números são a prova de que a mulher está sendo protagonista quando o assunto é empreendedorismo.

“Falar sobre empreendedorismo feminino é falar sobre coragem, superação e propósito. Cada mulher que decide empreender carrega uma história de força e de busca por autonomia — muitas vezes conciliando trabalho, família e sonhos. No Sebrae/MT, por meio do Sebrae Delas, temos o privilégio de acompanhar essas trajetórias de perto, oferecendo apoio, conhecimento e acolhimento. É lindo ver que quando uma mulher acredita em si, ela transforma não só a própria vida, mas também a comunidade ao seu redor”, revela Lélia.
Experiência e protagonismo feminino
Segundo dados do Sebrae/MT, 72,3% dos negócios do setor são liderados por mulheres. Para o gestor dos Projetos de Varejo da moda e beleza do Sebrae/MT, Alberto Santana, os dois espaços se destacam por aliar teoria e prática.
“O grande diferencial está na funcionalidade. Trouxemos especialistas e empresários para compartilhar ideias que podem fazer esses negócios prosperarem. Como a maioria das empresas desses setores é comandada por mulheres, pensamos em ambientes que valorizam esse protagonismo feminino e oferecem soluções aplicáveis”, destacou.

A analista técnica do Sebrae/MT, Érika Cunha Monteiro, reforça que o Espaço da Beleza traduz o momento atual do mercado. “Os salões precisam acompanhar tendências e investir em parcerias que aumentam a rentabilidade. Mas, acima de tudo, é um espaço de bem-estar. A mulher busca o salão não apenas por estética, mas por autoestima e cuidado consigo mesma”, afirmou.
Palestras
A empresária Cris Arcangeli, conhecida pelo seu protagonismo no meio empresário e referência para as mulheres empreendedoras, além de suas participações em realities shows como Shark Tank Brasil, palestrou na primeira noite do evento. Neste sábado as palestras ficam por conta das empresárias e maquiadoras Bruna Malheiros e Alice Salazar.
“Vejo um crescimento consistente, especialmente no protagonismo feminino. Se eu puder deixar uma mensagem, é: empreender liberta. Empreender nos dá autonomia, liberdade de escolha e independência financeira. É inspirador ver cada vez mais mulheres seguindo esse caminho, e isso me conecta ainda mais com meu propósito — transformar o mercado e a vida das pessoas. Parabéns ao povo de Mato Grosso, e que o estado continue crescendo e impulsionando o empreendedorismo que o Brasil tanto precisa.”

Fonte Agencia Sebrae