4:24 PM
8 de setembro de 2025

Monte Sinai: como um dos lugares mais sagrados do mundo pode se tornar um resort de luxo

Monte Sinai: como um dos lugares mais sagrados do mundo pode se tornar um resort de luxo

PUBLICIDADE


Vista externa do Mosteiro de Santa Catarina, uma construção murada que abriga vários edifícios e jardins verdes ao lado, em contraste com a paisagem rochosa ao pé da montanha.

Crédito, Universal Images Group via Getty Images

Legenda da foto, O Mosteiro de Santa Catarina, do século 6º, é o mosteiro cristão em uso contínuo mais antigo do mundo

    • Author, Yolande Knell
    • Role, Da BBC News em Jerusalém

Por anos, visitantes subiam o Monte Sinai acompanhados por guias beduínos para assistir ao nascer do sol sobre a paisagem rochosa e intocada ou participar de outras trilhas conduzidas pelos beduínos.

Agora, um dos locais mais sagrados do Egito — venerado por judeus, cristãos e muçulmanos — está no centro de uma controvérsia acalorada devido a planos de transformá-lo em um megaprojeto turístico.

Conhecido localmente como Jabal Musa, o Monte Sinai é o lugar onde, segundo a tradição, Moisés recebeu os Dez Mandamentos. Muitos também acreditam que este é o local onde, de acordo com a Bíblia e o Alcorão, Deus falou com o profeta a partir da sarça ardente.

O Mosteiro de Santa Catarina, do século 6º, administrado pela Igreja Ortodoxa Grega, também está ali — e aparentemente seus monges permanecerão, depois que as autoridades egípcias, sob pressão da Grécia, negaram qualquer intenção de fechá-lo.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima