2:52 PM
17 de fevereiro de 2026

Moraes determina operação contra servidores da Receita suspeitos de vazamento de dados no caso Master: o que se sabe até agora

Moraes determina operação contra servidores da Receita suspeitos de vazamento de dados no caso Master: o que se sabe até agora

PUBLICIDADE


Moraes sorri de perfil ao lado de Toffoli e Gilmar. Os três estão sentados em cadeiras de couro amarelo, no plenario do STF. Eles vestem gravatas, ternos e togas de juiz.

Crédito, EPA/Shutterstock

    • Author, Mariana Schreiber
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília
  • Tempo de leitura: 3 min

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, após pedido da Procuradoria-Geral da República. A investigação é um novo desdobramento do controverso inquérito das Fake News, criado em 2019 para apurar ataques a ministros do STF.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Também foram determinadas medidas cautelares como o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do país.

A operação atingiu quatro servidores da Receita Federal, ou cedidos por outros órgãos — Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes.

Os quatro também estão proibidos de entrar nas dependências do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e da Receita Federal, assim como impedidos de acessar seus sistemas e bases informatizadas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima