7:02 PM
12 de dezembro de 2025

Moraes fora da Magnistky: como imprensa internacional noticiou retirada de sanções contra ministro do STF pelo governo Trump

Moraes fora da Magnistky: como imprensa internacional noticiou retirada de sanções contra ministro do STF pelo governo Trump

PUBLICIDADE


Bolsonaro e Moraes em foto de 2022

Crédito, Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images

Legenda da foto, Bolsonaro e Moraes em foto de 2022

    • Author, Vitor Tavares
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

A retirada do nome do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), da lista de sancionados pela Lei Magnitsky repercutiu na imprensa internacional nesta sexta-feira (12/12). A esposa dele, Viviane Barci de Moraes, também não está mais sancionada.

A agência de notícias americana Bloomberg destacou rapidamente que Moraes foi mirado inicialmente pelo governo Trump por causa do processo e julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje condenado e preso por tentativa de golpe.

A Bloomberg também lembra que a suspensão das sanções ocorre após Trump aliviar as tarifas que havia aplicado às exportações brasileiras, também numa tentativa de fazer pressão e ajudar Bolsonaro.

A agência de notícias Reuters também contextualizou que “Trump havia acusado Moraes de usar o Judiciário como arma, autorizar detenções arbitrárias antes do julgamento e suprimir a liberdade de expressão”. Mas que agora ele está livre de sanções.

O jornal americano Washington Post reproduziu a notícia da agência Associated Press (AP), também destacando que Moraes liderou o julgamento contra o ex-presidente Bolsonaro.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima