A fama do morango do amor continua em alta. De acordo com o Google Trends, a busca pela receita teve um aumento de 600% na semana passada. O número fica ainda maior em relação ao preparo da calda que, sozinha, teve um crescimento de 1.400% nas buscas.
Segundo a plataforma, a alta veio acompanhada das perguntas “como fazer calda de morango de amor?” e “qual vinagre usar na receita?”.
Mesmo tendo em mãos a receita, aqueles que se aventuraram a preparar o doce em casa continuaram com dúvidas. Para esclarecê-las, a consultora e professora de gastronomia Marina Hernandez deu dicas para preparar a calda.
Confira a lista de 11 dicas da confeiteira para garantir uma boa calda na cobertura do doce (e não machucar os dentes).
É preciso utilizar água
Não é possível realizar a calda sem o açúcar, o vinagre, a glucose de milho e a água. Por isso, é importante garantir que todos os ingredientes estejam disponíveis para começar o preparo. A mistura do açúcar e da água é importante para atingir o caramelo e conseguir banhar o doce.
Vinagre neutro
A sugestão é utilizar um vinagre bem neutro. São recomendados os vinagres de maçã, vinho branco ou mesmo de álcool. Além de não deixar resíduos no sabor, o vinagre causa uma reação química ao quebrar a sacarose e transformar o açúcar em grãos menores, dificultando o processo de retornar ao seu estado original, isto é, cristalizado.
Açúcar refinado
Todos os tipos de açúcar são capazes de fazer caldas, mas vale utilizar aqueles que são refinados. Os açúcares mascavo e demerara, por exemplo, não entregam uma calda tão transparente devido às impurezas que restam de seu refino. Para atingir um resultado mais translúcido, é recomendado utilizar açúcar refinado ou cristal. Também é possível preparar a receita com açúcar de confeiteiro, apesar de não haver necessidade, tendo em vista o seu custo mais alto que os demais.
Utilize uma panela adequada para a boca do fogão
Usar uma panela de tamanho inadequado em relação à boca do fogão pode prejudicar o andamento do processo. Uma panela pequena demais, por exemplo, terá as suas laterais queimadas e fará com que a calda caramelize antes que chegue ao ponto, sem que o fundo esteja cozinhando corretamente.
Não mexa enquanto estiver no fogo
Para que a calda fique brilhante e transparente, é importante não mexer enquanto ela estiver no fogo. O movimento também pode fazer com que o açúcar recristalize.
Ponto de bala dura
O ponto ideal para fazer a calda do morango de amor é o de bala dura, atingido aos 125ºC. É diferente do ponto de bala mole (110ºC) e do ponto de caramelo (145ºC), por isso é preciso ficar atento quanto ao tempo de cozimento: são necessários apenas alguns segundos para que passe de um ponto para o outro.
O ponto de bala dura possui um aspecto de borbulhas maiores, parecidas com bolhas de sabão. A mistura começa a formar uma película na superfície, como se o ar que estivesse na camada de baixo quisesse sair, mas fosse impedido. A calda não deve se tornar dourada, com cor de caramelo.
Teste para descobrir se o ponto está correto
Acertar o ponto da calda requer muito treino. Para testar, é necessário o uso de um pote com pedras de gelo. É importante que seja um refratário que não corra o risco de quebrar, já que pode ocorrer choque térmico.
Ao pingar gotas da calda e esperar esfriar, o ideal é que não seja possível manusear a mistura. Não precisa ter medo de queimar: caso ela esteja maleável, ainda não está pronta. Atingindo o ponto ideal, a calda faz um barulho parecido com pedrinhas de vidro estilhaçando.
E atenção: não utilize o mesmo talher para realizar o teste novamente. Eventuais resquícios da calda podem alterar a composição da mistura ao voltar o utensílio para a panela.
Use um termômetro
Uma boa alternativa para descobrir o ponto da calda é utilizar um termômetro para descobrir a temperatura exata da mistura. O recomendado é o de mercúrio, feito propriamente para o preparo de caldas. Outros equipamentos são sensíveis à temperatura e podem não funcionar.
Para Curtir SP
Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista
Adicione o corante alimentício somente ao final do preparo
Para que não haja alterações na coloração, acrescente o corante somente após atingir o ponto ideal da calda. Utilize poucas gotas de corante líquido. Nada de versão em pó.
Garanta que a fruta e o brigadeiro estão bem gelados antes de mergulhá-los na calda
É preciso que o morango e o brigadeiro já enrolados fiquem na geladeira para que seja possível banhá-los na calda. Isso porque, quando quente, o doce fica mole e todos os ingredientes acaba se misturando. Com a fruta e o brigadeiro já gelados e enrolados, a calda quente cria uma película fina ideal para a composição do doce.
Faça em poucas quantidades
Se a sua ideia é preparar muitos doces de uma vez, prefira fazer em poucas quantidades, em diferentes panelas. Uma vez que a calda está pronta é difícil voltar ao ponto ideal apenas religando o fogo ou armazenando a receita em um novo recipiente.
Fonte.:Folha de São Paulo