6:22 PM
27 de janeiro de 2026

Morar no Japão: os brasileiros que entram na mira da deportação porque não conseguem pagar suas dívidas

Morar no Japão: os brasileiros que entram na mira da deportação porque não conseguem pagar suas dívidas

PUBLICIDADE


Pessoas caminhando em aeroporto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Aeroporto na cidade de Tokoname; governos no Japão estão implementando medidas mais rígidas contra a inadimplência no pagamento de taxas e impostos

    • Author, Fátima Kamata
    • Role, De Tóquio (Japão) para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 8 min

O nipo-brasileiro Paulo mora há dez anos no Japão e pretendia passar muitos outros no país asiático. Mas, após um susto relacionado ao seu status como imigrante, profissional autônomo de 45 anos diz que esse plano mudou.

Ele tinha um visto de longa permanência, com validade de três anos. Ao tentar renová-lo, recebeu uma ordem de saída do Japão devido a uma dívida de 300 mil ienes (aproximadamente R$ 10,5 mil) com o Seguro Nacional de Saúde.

Paulo afirma sempre ter pago seus impostos em dia, mas, devido a imprevistos financeiros no último ano, acabou atrasando o pagamento do seguro de saúde.

O Japão exige que todos os residentes, incluindo estrangeiros com visto de permanência superior a três meses, contribuam para esse sistema, que garante assistência médica.

Com um empréstimo, Paulo conseguiu quitar a dívida e renovar seu visto antes do prazo, porém com validade reduzida, de apenas um ano.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima