
Morena Leite avança seus domínios. Além de casas na Bahia e em São Paulo, a chef “exporta” o Grupo Capim Santo para Minas Gerais.
A partir da quarta (4), a cozinheira paulistana é responsável pelos cardápios dos restaurantes Oiticica e Tamboril, assim como do charmoso Café das Flores, todos no museu Inhotim, um complexo expositivo com obras a céu aberto e um conjunto de galerias na antiga fazenda Inhotim, na cidade de Brumadinho. “Estar em um pavilhão gastronômico dentro de um espaço que reflete a cultura e a arte do país é uma honra para mim”, encanta-se Morena.
A primeira mudança proposta por ela acontece no Oiticica, que ganha novo nome: Comedoria Oiticica. Com refeições no formato de bufê a quilo, o lugar vai oferecer receitas típicas do estado como frango com quiabo, feijão tropeiro e tutu de feijão. “A ideia é fazer um tributo à culinária mineira, com essa mesa farta e compartilhada.”
A chef, formada pela Le Cordon Bleu de Paris, lembra de sua longa ligação com a cozinha das Gerais, iniciada nos anos 2000. E ganhou reforço. “A partir de 2020, fiz a curadoria do Fartura durante três anos”, lembra. Esse movimento a aproximou de muitos profissionais de gastronomia mineiros.
Todo mês, um chef do estado será homenageado com prato especial, incluído no self-service. Na estreia, o convidado é Flavio Trombino, do Xapuri, um clássico de Belo Horizonte. No dia a dia, Adriana Drigo responde pela gestão e estratégia dos restaurantes, que funcionam de quarta a domingo, das 12h às 16h.
Comedoria Oiticica
Rua B, Povoado Inhotim (Conceição do Itaguá), 20, Brumadinho, Minas Gerais, telefone (31) 3571-9700. Tem acessibilidade.
Publicado em VEJA São Paulo de 30 de janeiro de 2026, edição nº 2980.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Fonte.: Veja SP Abril


