9:31 AM
27 de janeiro de 2026

Morte de enfermeiro em Minneapolis leva Trump a abandonar estratégia de ataque

Morte de enfermeiro em Minneapolis leva Trump a abandonar estratégia de ataque

PUBLICIDADE


O presidente Trump fala com jornalistas a bordo do Air Force One no sábado. Ele mantém as duas mãos erguidas, enquanto a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, observa ao fundo

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Governo Trump mudou de tom na forma como tratou incidente fatal em Minneapolis

    • Author, Anthony Zurcher
    • Role, Da BBC News nos EUA
  • Tempo de leitura: 7 min

O governo do presidente americano, Donald Trump, abandonou rapidamente sua tática habitual de negar acusações e atacar opositores depois de inicialmente recorrer a essa estratégia quando agentes federais mataram a tiros o enfermeiro Alex Pretti em Minneapolis na manhã de sábado (24/1).

Em menos de 24 horas, à medida que circulavam online vários vídeos dos tiros disparados por agentes do ICE (sigla em inglês do órgão federal de imigração e alfândega dos EUA), ficou claro que o governo Trump estava fora de sintonia com a opinião pública e com o que os americanos podiam ver com os próprios olhos.

Desde então, o governo e o próprio Trump mudaram de estratégia, culpando o Partido Democrata pelo ocorrido e dando menos ênfase às ações do enfermeiro que foi morto.

Os democratas, por sua vez, intensificaram as críticas à política de deportação em massa do presidente e às táticas agressivas do ICE, entrando em uma disputa política que pode resultar em uma nova paralisação do governo na sexta-feira (30/1).

Na manhã de segunda-feira (26/1), o vice-procurador-geral dos EUA, Todd Blanche, descreveu a situação como um “barril de pólvora”. Embora Blanche tenha atribuído a responsabilidade do episódio aos democratas, muitos — dos dois lados da divisão política dos EUA — concordam que o cenário atual está repleto de riscos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima