7:08 PM
24 de abril de 2025

Morte do papa Francisco: quem é Kevin Farrell, cardeal que comanda a Igreja e organiza o conclave para eleger novo pontífice

Morte do papa Francisco: quem é Kevin Farrell, cardeal que comanda a Igreja e organiza o conclave para eleger novo pontífice

PUBLICIDADE


Cardeal Kevin Farrell fala ao microfone

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O Cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Câmara Apostólica, anunciou a morte do papa Francisco na Casa Santa Marta, em 21 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano, Vaticano.

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled, para a BBC News Brasil

O período entre a morte de um papa e a eleição do seguinte, chamado de Sé Vacante, tem no comando do Vaticano um dos membros do colégio cardinalício, o chamado cardeal camerlengo. Desde 2019, quem ocupa o cargo é o irlandês Kevin Joseph Farrell.

Com a morte de Francisco, portanto, este religioso de 77 anos é o atual chefe interino da Igreja Católica. Homem de confiança do papa que acabou de morrer, ele também é o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, uma instituição redesenhada pelo próprio argentino durante a reforma da Cúria Romana para melhorar o cuidado pastoral com os católicos não ordenados.

“O cardeal Farrell tem um perfil discreto, um perfil muito de gerente, de administrador. Ele é conhecido como um bom administrador”, comenta à BBC News Brasil o vaticanista Filipe Domingues, professor na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e diretor na instituição Lay Centre, também na capital italiana. “O papa [Francisco] confiou a ele [essa missão] justamente pela reputação que ele tem de ser um bom governante, vamos dizer assim.”

Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o teólogo e historiador Gerson Leite de Moraes afirma à BBC News Brasil que a carreira de Farrell demonstra um viés alinhado ao perfil de Francisco, o papa que morreu neste 21 de abril. “Francisco o escolheu, o colocou na condição de cardeal em 2016”, ressalta. “Isso mostra um alinhamento. E a própria trajetória dele, um irlandês que estudou na Espanha, depois passou pelo México, depois exerceu funções nos Estados Unidos. É um sujeito cosmopolita, bem alinhado às ideias de Francisco. Sua fidelidade a Francisco se deu em vida.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima