7:02 PM
30 de dezembro de 2025

Mortes de soldados russos crescem no maior ritmo desde o início da guerra da Ucrânia

Mortes de soldados russos crescem no maior ritmo desde o início da guerra da Ucrânia

PUBLICIDADE


Cemitério de soldados russos mortos durante a guerra do país na Ucrânia, na região rural de Kostroma, às margens do Volga, a 300 km de Moscou

Crédito, ANDREY BORODULIN/AFP via Getty Images

Legenda da foto, A BBC News Rússia contabiliza as perdas de guerra de Moscou usando relatórios oficiais, jornais, redes sociais e novos memoriais e túmulos

    • Author, Olga Ivshina
    • Role, BBC News Rússia
  • Tempo de leitura: 6 min

À medida que os esforços pela paz se intensificaram em 2025, sob pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram publicados 40% a mais de obituários de soldados em fontes russas comparado ao ano anterior.

No geral, a BBC confirmou os nomes de quase 160 mil pessoas mortas lutando do lado russo na Ucrânia.

A BBC News Rússia tem contabilizado as perdas russas na guerra junto com o site independente Mediazona e um grupo de voluntários, desde fevereiro de 2022. Mantemos uma lista de indivíduos cujos óbitos conseguimos confirmar usando relatórios oficiais, notícias, redes sociais, memoriais e túmulos.

Acredita-se que o número real de mortos seja muito maior, e especialistas consultados pela BBC acreditam que nossa análise de cemitérios, memoriais de guerra e obituários pode representar entre 45% e 65% do total — o que elevaria o número de mortes russas para algo entre 243.000 a 352.000.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima