9:27 PM
11 de fevereiro de 2026

Mounjaro e pancreatite fatal: entenda alerta das autoridades britânicas

Mounjaro e pancreatite fatal: entenda alerta das autoridades britânicas

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Autoridades sanitárias do Reino Unido emitiram um alerta, no final de janeiro, sobre o risco de pancreatite aguda e potencialmente fatal associada ao uso de agonistas de GLP-1 e agonistas duplos de GIP/GLP-1, classes de medicamentos das canetas emagrecedoras.

O aviso chamou a atenção devido à popularidade de produtos do tipo, que incluem a semaglutida, encontrada em Ozempic, Rybelsus e Wegovy, e a tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, entre outros.

Segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), órgão britânico equivalente à Anvisa, o risco é raro, mas real. Por isso, exige orientação aos médicos e usuários desses produtos para que fiquem atentos a qualquer sinal de agravamento da inflamação no pâncreas.

Veja o que se sabe sobre o caso.

+Leia também: Pancreatite: saiba mais sobre a inflamação no pâncreas

O que motivou o alerta

O alerta do MHRA veio como consequência de centenas de notificações de pancreatite associadas ao uso de agonistas de GLP-1 ou GIP/GLP-1. De acordo com os dados oficiais do país, foram 1.296 registros de pancreatite nessas condições entre 2007 e outubro de 2025. Deste total, 19 casos acabaram em morte e 24 foram notificados como pancreatite necrosante.

A pancreatite aguda já era um efeito colateral conhecido das canetas emagrecedoras: as bulas do Mounjaro e de produtos que usam semaglutida trazem a informação de que há um risco de desenvolver pancreatite na ordem de 0,1 a 1 caso a cada 100 usuários do medicamento. Mas, segundo as autoridades britânicas, é necessário redobrar a atenção frente à existência de casos muito graves que podem se revelar fatais.

Continua após a publicidade

“Procure atenção médica urgente se você sentir dor abdominal severa e persistente, que pode irradiar para as costas e pode ser acompanhada de náusea e vômito”, orienta o documento do MHRA.

+Leia também: Quais são os efeitos colaterais comprovados de Ozempic e Mounjaro? 

O que dizem os médicos

Para o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, professor da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e colunista de VEJA SAÚDE, a informação não deve suscitar pânico. “Na minha opinião, não há motivo para alarme nem para suspensão destes medicamentos”, argumenta

“Os últimos estudos de mundo real publicados já em 2026 mostram a segurança destes medicamentos quando comparado com o grupo controle que não recebeu estes medicamentos. Há estudos inclusive mostrando redução de risco de pancreatite”, detalha o médico.

“O acompanhamento médico é fundamental para o uso adequado”, reforça Couri, inclusive para entender quando os sintomas exigem preocupação.

Continua após a publicidade

Vale reforçar que o risco de problemas graves é realmente muito raro: o próprio alerta emitido no Reino Unido fala em 19 casos fatais em um período de praticamente 18 anos. Para ter ideia, nos últimos cinco anos, mais de 25,4 milhões de doses foram vendidas no país.

+Leia também: Uso de “canetas emagrecedoras” sem indicação preocupa cientistas; entenda por quê

Sintomas da pancreatite

Não é qualquer dor no abdome que joga luz na hipótese de pancreatite. Normalmente é uma dor intensa, na região do estômago, podendo se irradiar para as costas em forma de ‘faixa’. Usualmente, se alteram exames de enzimas pancreáticas e ocorrem alteração nos exames de imagem como tomografia”, explica o médico.

Com a semaglutida e a tirzepatida, a recomendação é semelhante à de qualquer medicamento: nunca faça uso sem orientação profissional e, em caso de qualquer sintoma imprevisto, converse com seu médico.

Antes de começar a utilizar uma caneta desse tipo, seja para o tratamento do diabetes ou da obesidade, o médico deve sempre fazer uma avaliação criteriosa dos riscos e benefícios para a sua situação e seus objetivos de saúde.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima