10:58 PM
21 de outubro de 2025

Mulheres mostram força e talento na Construção Civil com apoio do Sebrae/MT | ASN Mato Grosso

Mulheres mostram força e talento na Construção Civil com apoio do Sebrae/MT | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Com coragem e determinação, um grupo de mulheres de Alta Floresta, a 792 km de Cuiabá, está mudando a paisagem da construção civil. Elas integram o projeto Força Mulher, desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta. A conclusão do curso de pintura de parede teve como resultado conhecimentos que vão muito além do aprendizado técnico: o início de uma nova trajetória profissional.

“O propósito do Sebrae/MT é levar capacitação e abrir portas. Queremos que essas mulheres se sintam empoderadas, que se destaquem e alcancem o sucesso onde estiverem. Elas são a própria Força Mulher”, destacou Jayra Almeida, gestora do projeto.

Na última etapa, o Sebrae/MT promoveu uma ação de Acesso a Mercado, levando as participantes para uma vivência prática em uma obra da Construtora Pará, empresa que já demonstrou interesse em contratar as novas profissionais. A iniciativa conectou quem busca oportunidade com quem pode oferecê-la — um passo essencial para transformar capacitação em geração de renda.

Mais do que ensinar o ofício da pintura, o curso trouxe também noções de empreendedorismo, abordando temas como precificação, vendas online, fluxo de caixa e a formalização como Microempreendedoras Individuais (MEI). O objetivo é preparar essas mulheres não só para trabalhar, mas também para empreender e transformar suas realidades.

Entre as formandas, as histórias se repetem: gratidão, superação e vontade de seguir aprendendo. “Nós estávamos paradas, sem fazer nada. Quando apareceu o curso e, com a ajuda do Sebrae/MT e da Prefeitura, encaramos com fé e coragem. Foi maravilhoso! Mulheres, donas de casa, pintando parede, isso mudou a minha vida”, contou Ivanete de Luna Moreira.

Para Simone Justino Ferreira, a capacitação representou a realização de um sonho. “Aprendemos tudo, até textura na parede. E o melhor é que foi de graça — o que faz muita diferença para quem não teria condições de pagar. O meu sonho era fazer esse curso e eu consegui”, disse.

A pintora Rita Delfino também celebrou a experiência e reforçou o valor da oportunidade. “Aprendemos a misturar cores, conhecer os tipos de tinta. Me sinto orgulhosa, porque muitos jovens não querem profissão nenhuma e nós, com nossas idades, estamos aqui aprendendo e querendo trabalhar. Só tenho a agradecer ao Sebrae/MT por essa força”, celebrou.

O entusiasmo e a competência das pintoras também impressionaram quem está do outro lado do mercado. O empresário Eduardo S. Fernandes, proprietário da Construtora Pará, elogiou o projeto e destacou a importância de abrir espaço para essas profissionais.

“O Brasil precisa de projetos como esse. Quando damos oportunidade a uma mãe que está buscando sustento para a família, estamos contribuindo com o social e fortalecendo o país. Confio muito no trabalho do Sebrae/MT e como empresário, sinto que é meu dever abrir espaço para essas profissionais”, afirmou.

O professor Luís Eduardo, responsável pela formação técnica das alunas, ressaltou o potencial das novas pintoras. “É gratificante ver o empenho delas e o quanto evoluíram. Agora só precisamos que as portas se abram para que possam mostrar o talento que têm”.

Para a consultora do Sebrae/MT, Viviane Pozzolo, o impacto do projeto vai além da capacitação, “mais do que aprender um ofício, o que oferecemos é autonomia. Queremos que elas se sintam seguras e capazes de conquistar seu espaço no mercado, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser”.

O projeto Força Mulher é um exemplo de como a capacitação aliada ao empreendedorismo pode transformar vidas. E de como a sensibilidade e o capricho femininos — qualidades tão presentes nessas novas profissionais, são a prova de que talento não tem gênero e que podem elevar o padrão de qualidade no setor.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima