O Museu do Ipiranga realizará no domingo do dia 7 de setembro mais uma edição do Museu em Festa, evento anual que acontece desde 2017 em celebração ao Dia da Independência. A programação é gratuita e esse ano a iniciativa também marca o início das comemorações dos 130 anos da instituição.
A programação tem início às 9h, no Espaço Esplanada, em frente ao museu, com apresentação do grupo Sampalhaças, que mistura música, números circenses e coreografias em interação com o público.
No Parque da Independência, diferentes atrações acontecem ao longo do dia, como a vivência FLORA – A infância em movimento, com brincadeiras para as crianças inspiradas na natureza. Também serão realizadas oficinas de artes visuais, jogos educativos, passeios mediados, espetáculos teatrais e intervenções culturais distribuídas pelos arredores do museu. Todas as atividades externas são abertas ao público, sem necessidade de retirada de ingressos.

Entre as ações educativas, destaque para “Saí bem na foto?”, em que visitantes poderão ser fotografados em frente a uma imagem antiga da escadaria do museu com um objeto que ele considera representar a sua própria história. A foto poderá ser levada para casa como lembrança.
O Sesc São Paulo, parceiro institucional do evento, participará com atividades desenvolvidas pela unidade Ipiranga, vizinha ao museu. Estão previstas oficinas de desenho e pintura, caminhada de observação de aves, aula aberta de Vogue, além de intervenções circenses e literárias no Parque da Independência. A programação completa está disponível no site oficial.

Visitação às exposições e Espaço 130 anos
No dia 7 de setembro, o museu funcionará em horário estendido, das 9h às 18h (com última entrada às 17h). Em cartaz estarão as exposições Uma História do Brasil, Passados Imaginados e Para Entender o Museu. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no mesmo dia, a partir das 9h, na entrada.
Entre 9h e 17h, haverá mediação nas exposições Para entender o Museu e Uma História do Brasil, com destaque para a tela Independência ou Morte!. Para pessoas surdas, a programação inclui mediações conduzidas por uma educadora bilíngue nos horários de 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30.
No Jardim Francês, o Espaço 130 anos exibirá os dois primeiros episódios da minissérie Museu do Ipiranga 130 anos: histórias para pensar o presente, dirigida por Marcelo Machado. A produção reúne nomes como Preta Rara e Marcelo Tas, além de visitantes e integrantes da equipe do museu. A série discutirá novas formas de pensar a história do Brasil e a relação do público com o edifício histórico.
A programação inclui ainda o show Acesso, da artista Amanda Mittz, que incorpora recursos de acessibilidade à sua apresentação musical, como audiodescrição e Libras Dance. Confira a programação completa no site do museu.
Para maior conforto durante a programação, a organização recomenda que o público leve garrafa ou copo reutilizável para abastecer nos pontos de hidratação, use roupas leves, chapéu ou boné para proteção solar e traga cangas ou toalhas para uso no parque.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Você receberá nossas newsletters em breve!
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Fonte.:Viagen