6:10 PM
20 de agosto de 2025

Mutilação genital feminina: morte de bebê de um mês reacende debate sobre a prática na África

Mutilação genital feminina: morte de bebê de um mês reacende debate sobre a prática na África

PUBLICIDADE



Uma mulher segurando uma lâmina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, As mutilações genitais femininas consistem em cortar ou remover deliberadamente os órgãos genitais externos de uma mulher

    • Author, Ousmane Badiane
    • Role, Jornalista Digital da BBC África
    • X,

Na Gâmbia, a morte de uma bebê de um mês após uma mutilação genital feminina causou comoção nacional e reacendeu o debate sobre essa prática profundamente enraizada nas tradições. A prática já é proibida por lei no país desde 2015.

Após o caso, a polícia de Wellingara, município da região da Costa Oeste, anunciou a abertura de uma investigação. Segundo as autoridades, a menina sofreu fortes hemorragias e, levada às pressas ao hospital materno-infantil de Bundung, não resistiu e foi declarada morta ao chegar.

Uma investigação interna do hospital confirmou que ela havia sido mutilada. Uma autópsia está em andamento para determinar se o procedimento foi a causa direta da morte, e duas mulheres foram presas sob suspeita de envolvimento no caso.

Organizações de defesa dos direitos humanos na Gâmbia têm se posicionado de forma contundente contra o ato e apelam por justiça.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima