7:14 PM
19 de fevereiro de 2026

Não foi sempre azul: como a cor do céu mudou ‘dramaticamente’ no planeta Terra

Não foi sempre azul: como a cor do céu mudou ‘dramaticamente’ no planeta Terra

PUBLICIDADE


Uma foto artística de dois edifícios modernos de vários andares vistos através de uma abertura arquitetônica circular emoldurada por vinhas verdes. Um céu azul claro e brilhante aparece acima deles

Crédito, jmsilva/Getty Images

Legenda da foto, A luz azul tem comprimento de onda menor do que a maioria das outras cores e é mais dispersada, preenchendo o céu com essa tonalidade

    • Author, Catherine Heathwood
    • Role, BBC World Service
  • Tempo de leitura: 7 min

A maioria das pessoas acha que o céu azul é algo garantido. Mas essa cor já pode ter sido bem diferente ao longo da história da Terra, e cientistas dizem que ela pode mudar outra vez.

Existem dois fatores principais que fazem o céu parecer azul durante o dia, segundo Finn Burridge, divulgador científico do Observatório Real de Greenwich (Reino Unido).

“O primeiro é o Sol”, explica. “A luz solar normal é branca, o que significa que contém todas as cores do arco-íris: vermelhos, amarelos, verdes e azuis.”

O segundo fator é a composição da atmosfera. O céu contém enormes quantidades de partículas minúsculas, como nitrogênio, além de oxigênio e vapor d’água, que espalham a luz em todas as direções, afirma Burridge.

A luz azul tem comprimento de onda menor do que a maioria das outras cores e é mais dispersada, preenchendo o céu com essa tonalidade.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima