12:38 PM
4 de fevereiro de 2026

Neuralgia do trigêmeo: a vida com a condição médica ‘mais dolorosa do mundo’

Neuralgia do trigêmeo: a vida com a condição médica ‘mais dolorosa do mundo’

PUBLICIDADE


Gerwyn Tumelty está sentado com água até o pescoço em uma banheira de gelo, usando apenas uma sunga, parecendo um pouco desconfortável, mas com um pequeno sorriso no rosto. Ao fundo, é possível ver uma toalha listrada azul e uma churrasqueira a gás
Legenda da foto, Gerwyn Tumelty toma banho de gelo no jardim duas vezes por semana enquanto aprende a lidar com a vida após a neuralgia do trigêmeo

    • Author, Garry Owen
    • Role, BBC País de Gales
  • Tempo de leitura: 7 min

Gerwyn Tumelty sentia como se uma chave de fenda perfurasse seu rosto. A dor era tão intensa que ele chegou a pensar em desistir de viver.

Aos 52 anos, Tumelty disse que seus três filhos se acostumaram a vê-lo abandonar a mesa no meio das refeições, após um simples alimento desencadear a agonia.

Ele sofria de neuralgia do trigêmeo, descrita pela instituição de caridade britânica Trigeminal Neuralgia Association UK, como a “condição mais dolorosa conhecida pela medicina”.

A doença ocorre quando um vaso sanguíneo comprime o nervo trigêmeo no rosto, responsável pela sensibilidade ali. Com frequência, é confundida com dor de dente, e as crises podem ser desencadeadas por algo tão simples quanto uma rajada de vento.

Segundo o National Institute for Health and Care Excellence (Nice), do Reino Unido, cerca de 8 em cada 100 mil pessoas desenvolvem neuralgia do trigêmeo por ano.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima