4:22 AM
12 de agosto de 2025

Neve e temperaturas negativas marcam fim de semana no Sul do Brasil; veja vídeos

Neve e temperaturas negativas marcam fim de semana no Sul do Brasil; veja vídeos

PUBLICIDADE



O fim de semana começou com a Serra Gaúcha vestida de branco. Na madrugada e no início da manhã de sábado (9), flocos de neve caíram sobre cidades como São José dos Ausentes e Cambará do Sul, cobrindo telhados, ruas e campos.

Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram 0,4°C; em Cambará do Sul, a mínima chegou a 2°C. Moradores contam que a intensidade da neve não se via há pelo menos dez anos. A Defesa Civil confirmou o fenômeno, que pintou a paisagem sem causar transtornos.

O frio também se espalhou por outras cidades gaúchas. Vacaria registrou mínima de 0,6 °C; Palmeira das Missões, 1,1 °C; e Quaraí, 1,3 °C. Em Soledade, Erechim e Frederico Westphalen, as temperaturas também ficaram abaixo de 2 °C.

Na Serra Catarinense, o amanhecer trouxe mais cenários de inverno rigoroso. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -1 °C, e em Urupemauma das cidades mais frias do Brasil – a mínima bateu -2 °C. Em Bom Jardim da Serra, o branco da neve tomou conta das paisagens logo nas primeiras horas do dia.

Entenda o fenômeno

As condições perfeitas para a neve surgiram a partir do encontro de uma frente fria carregada de umidade com uma intensa massa de ar polar. Segundo meteorologistas, essa é uma das massas polares mais fortes do ano e deve manter as temperaturas baixas nos próximos dias, com geada de moderada a forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na metade sul do Paraná.

O frio avança ainda para o Centro-Oeste e parte do Norte do país, provocando a chamada “friagem” em estados como Rondônia e Acre. Até pelo menos quarta-feira (13), áreas mais elevadas devem registrar temperaturas negativas, e várias cidades do Sudeste e Centro-Oeste terão mínimas abaixo de 10 °C.

Continua após a publicidade

Veja vídeos da neve no Sul:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp





Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima