Muitos brasileiros têm o sonho de ver a neve de perto, o que faz sentido dado que o fenômeno não é comum no Brasil. Mas é possível, sim, ter contato com os flocos de gelo no país, especialmente no sul: algumas cidades serranas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registram neve quase anualmente. Veja alguns destinos a seguir:
1. Palmas (PR)
Com uma altitude de aproximadamente 1.115 metros acima do nível do mar, a cidade de Palmas fica no centro-sul do Paraná, na fronteira com Santa Catarina. Esse fator geográfico faz com que ela seja considerada a cidade mais fria do estado, já tendo registrado -10°C. A última ocorrência de neve em Palmas foi em agosto de 2024, mas não é todo ano que ela aparece na região.
2. São Joaquim (SC)
As geadas e chuvas de granizo são comuns durante todo o ano em São Joaquim, na Serra Catarinense, com ocorrências até mesmo durante o verão. Mas a neve mesmo costuma aparecer mesmo no inverno, quase todos os anos: o último registro foi em agosto de 2024.
O Vale do Caminhos da Neve, localizado a cerca de três quilômetros do centro da cidade, tem uma altitude de 1.200 metros e é palco frequente do fenômeno. Por conta do ar frio e pesado, é considerado um dos lugares mais frios do Brasil.
3. Urupema (SC)
Com uma altitude superior a 1.300 metros, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil e chega a ter 50 geadas por ano. Por ser um dos lugares que mais neva e faz frio em Santa Catarina, a cidade tem grande apelo turístico e costuma ficar com as hospedagens lotadas durante o inverno, especialmente próximo às datas com previsão de neve.
O Morro das Torres, ponto mais alto da cidade, é para onde os visitantes costumam se dirigir em busca da paisagem branquinha. Além da neve, a área registra também os sincelos – pedaços de gelo suspensos das árvores ou dos beirais dos telhados, resultantes da congelação das neblinas, que são raros no Brasil.
4. Urubici (SC)
Vizinha de Urupema, a catarinense Urubici é um dos lugares mais famosos entre os que podem registrar neve no Brasil, embora o fenômeno não seja garantido todos os anos. Bem fria, a cidade chegou a registrar -3,6°C em 2024.
Um ponto famoso por receber neve é o Morro da Igreja, a mais de 1.800 metros de altitude, que também oferece uma vista panorâmica da região.

5. Bom Jardim da Serra (SC)
Ainda na Serra Catarinense, a pequenina Bom Jardim da Serra, com uma população de cerca de cinco mil habitantes, também é conhecida por registrar neve. A mais de 1.2oo metros acima do nível do mar, a cidade registrou neve pela última vez em agosto de 2024.
6. Bom Jesus (RS)
Na divisa com Santa Catarina, a gaúcha Bom Jesus é um destino que já registrou queda de neve diversas vezes, apesar de não nevar todo ano. A cidade de apenas 12 mil habitantes pode ser uma opção para quem busca um destino mais sossegado.
7. Cambará do Sul (RS)
Também na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Cambará do Sul é base para conhecer os cânions de Itaimbezinho e Fortaleza, uma das paisagens mais espetaculares do Brasil, e guarda hospedagens de charme como o Parador.
Para completar, também é um destino propício a receber neve: a região já registrou o fenômeno algumas vezes, sendo o mais recente em 2022. As ocorrências, no entanto, são menores do que outros destinos já mencionados, então vale cruzar os dedos e torcer para que a paisagem fique coberta de branco.
8. Gramado (RS)
Assim como as outras cidades da Serra Gaúcha, Gramado é conhecida por suas temperaturas baixíssimas e é um dos destinos de frio mais populares do Brasil.
Apesar de não registrar neve com tanta frequência, com os flocos aparecendo apenas um ou dois dias por ano, Gramado registrou o fenômeno em grande parte dos últimos anos, então há a possibilidade do acontecimento se repetir.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen