11:57 PM
9 de outubro de 2025

Nova lei transforma Barra do Garças em polo de inovação e empreendedorismo | ASN Mato Grosso

Nova lei transforma Barra do Garças em polo de inovação e empreendedorismo | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


O município de Barra do Garças deu recentemente um passo importante rumo à consolidação de um ambiente favorável à inovação, com a aprovação da nova Lei Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. A proposta substitui a antiga Lei nº 3.828/2017 e estabelece a criação de mecanismos como o Sistema Municipal de Inovação, o Conselho Municipal de Inovação e o Fundo Municipal de Inovação, que vão atuar de forma integrada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, startups e novos negócios.

Com o apoio do Sebrae/MT Legislação atualiza diretrizes municipais e cria instrumentos de fomento à ciência, tecnologia e startups locais

Segundo Jaqueline Macedo, gerente da Regional Nordeste do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), a atualização da legislação reflete o amadurecimento do ecossistema de inovação local e a parceria consolidada entre o poder público e as instituições de apoio ao empreendedor, como o Sebrae Mato Grosso.

“Barra do Garças está construindo um cenário de inovação que nasce da colaboração entre governo, iniciativa privada, educação e sociedade civil. Essa lei representa um marco, pois cria instrumentos legais para transformar boas ideias em negócios sustentáveis, fortalecendo o empreendedorismo inovador e ampliando a competitividade do município”, destaca Jaqueline.

Para o vereador Alex Matos, presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, a aprovação da lei é um divisor de águas para o futuro da cidade. “Essa nova lei representa um divisor de águas no incentivo à inovação em nossa cidade. Ela é moderna, atual e foi construída com base nas políticas mais recentes de fomento à criatividade e à tecnologia. A proposta foi amplamente trabalhada em conjunto com o Sebrae/MT e com o ecossistema Roncador Valley, o que fortalece ainda mais sua base”, explica o vereador.

De acordo com João Batista Alves, coordenador da unidade do Sebrae/MT em Barra do Garças, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento do ecossistema local de inovação. “A criação dessa política pública representa um avanço essencial para o desenvolvimento econômico do município. Quando o poder público, as instituições de ensino e o setor produtivo caminham juntos, criamos condições reais para transformar boas ideias em negócios inovadores. O Sebrae tem atuado como parceiro estratégico no crescimento sustentável”.

Um dos principais articuladores do movimento de inovação local, Bruno Menezes, representante do Roncador Valley, ressaltou que a lei é fruto de um trabalho coletivo que vem transformando o perfil empreendedor da cidade.

“Temos desempenhado um papel fundamental na consolidação do ecossistema de inovação em Barra do Garças, atuando em três frentes principais: mobilização por meio de eventos e divulgação de oportunidades; acompanhamento direto de startups locais com programas como o Sparring; e articulação com atores da quádrupla hélice — governo, educação, iniciativa privada e instituições de apoio”, disse Bruno, da Roncador Valley

Conforme ele, como resultado, o município passou a contar com 16 startups ativas, além da criação da Lei de Inovação, construída com participação da sociedade e apoio técnico do Sebrae/MT. “O próximo passo é a implantação do Roncador Hub, um centro de inovação que vai oferecer suporte físico e estratégico às startups, especialmente às deep techs, conectando ainda mais o ecossistema e fortalecendo o desenvolvimento local”.

Com essa atualização, Barra do Garças se coloca à frente de muitas cidades, inclusive do próprio Governo do Estado, que ainda está estruturando seu plano estadual de inovação. A legislação faz com que o município tenha um marco legal robusto para fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo inovador, estimulando um ambiente propício à geração de conhecimento, emprego e renda.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima