7:33 PM
17 de novembro de 2025

Nova York: Studio Museum no Harlem reabre com exposição histórica

Nova York: Studio Museum no Harlem reabre com exposição histórica

PUBLICIDADE


Conhecido como importante centro de difusão da arte afro-americana, o Studio Museum no Harlem em Nova York, foi reaberto no dia 15 de novembro após sete anos em reforma. Localizado na 144 West 125th Street, o novo espaço exibe obras de Lloyd Tom Lloyd, artista que inaugurou o museu original em 1968.

Além disso, está em cartaz no museu a primeira parte de uma instalação rotativa de obras da coleção original do Studio Museum. Esse acervo abrange pinturas desde o século XIX até o presente, destacando mais de 200 anos de conquistas artísticas da população afro-americana.

Por fim, há também uma exposição das obras de mais de cem ex-alunos do Artist-in-Residence, um programa de residência para estudantes de arte.

4_TomLloyd_InstallationView-3
Inauguração terá exposição histórica do artista Tom Lloyd, que mistura tecnologia e formas geométricas (Studio Museum no Harlem/Divulgação)

No decorrer do próximo ano, para comemorar a reinauguração, a artista Camille Norment instalará uma escultura composta por tubos de latão. A obra deve oferecer a experiência sensorial de ouvir um coro de vozes, que o público escutará enquanto percorre o espaço.

Já o pintor Christopher Myers irá instalar uma obra metálica representando a comunidade do Harlem, com figuras híbridas reunidas em uma paisagem fantástica.

Continua após a publicidade

Espaço histórico

Fundado há 57 anos, o Studio Museum foi desenvolvido por um grupo de artistas, empresários e intelectuais para propagar a arte produzida pela comunidade afro-americana. Inaugurado em 1968 em um loft alugado, o museu se mudou para a sua localização atual, a 144 West 125th Street, em 1982.

Em 2018, o Studio Museum foi fechado para reformas. Agora, seu novo espaço conta com 7,6 mil metros quadrados de construção projetados pelo estúdio Adjaye Associates, liderado pelo arquiteto David Adjaye. As mobílias são obras de designers afro-americanos de destaque, como Ini Archibong, Stephen Burks e Mac Collins, dentre outros. O prédio também conta com mesas compostas pelas vigas da antiga sede do museu.

Inspirado em elementos da arquitetura do Harlem, o novo edifício tem um composição de janelas com tamanhos e proporções variadas em sua fachada. As portas de vidro convidam os visitantes a adentrar o museu e descer as escadas, cujos degraus podem servir como bancos para assistir palestras, apresentações e filmes exibidos no piso inferior — ou apenas como um local para relaxar.

Continua após a publicidade

No interior do Studio Museum, ficará também um café da Settepani Harlem, que é um estabelecimento clássico do bairro, e a loja Studio Store Harlem. Uma primeira coleção de roupas e acessórios criados em colaboração com o artista Glenn Ligon estará disponível para compra. Os produtos também podem ser adquiridos pelo site oficial do estabelecimento.

Serviço

Onde? 144 West 125th Street

Quando? Às quartas, quintas e domingos, das 11h às 18h, e às sextas e sábados, das 11h às 21h.

Quanto? US$ 16 para adultos e US$ 9 para idosos, estudantes e PCDs. Menores de 16 anos não pagam. A compra dos ingressos é feita pelo site oficial. Aos domingos, durante os Studio Sundays, há oficinas de arte, visitas, palestres e sessões de contação de histórias gratuitas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Compartilhe essa matéria via:

 

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade





Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima