4:34 PM
19 de agosto de 2025

Novo trem de alta velocidade liga Nova York, Boston e Washington D.C.

Novo trem de alta velocidade liga Nova York, Boston e Washington D.C.

PUBLICIDADE



A empresa de transporte ferroviário Amtrak anunciou a estreia do NextGen Acela, o mais novo trem de alta velocidade dos Estados Unidos, que começa a operar em 28 de agosto, ligando Washington D.C, Nova York e Boston.

Ele vai circular no corredor Nordeste, com paradas em estações como: Boston South Station (Massachusetts), Boston Back Bay 9 (Massachusetts), Route 128 (Massachusetts), Providence (Rhode Island), New Haven Union Station (Connecticut), Stamford (Connecticut), Moynihan Train Hall (Nova York), Newark Penn Station (Nova Jersey), Metropark (Nova Jersey), Philadelphia 30th Street Station (Pensilvânia), Wilmington Station (Delaware), Baltimore Penn Station (Maryland), BWI Marshall Airport (Maryland) e Washington Union Station. Veja o mapa completo da rota.

A rota completa já será percorrida na primeira fase, com cinco novos trens. Até 2027, a frota terá 28 unidades.

Mais velocidade, tecnologia e conforto

O NextGen Acela pode atingir 257 km/h, ou seja, ele é cerca de 16 km/h mais rápido que os trens atuais. Na prática, isso significa até 20 minutos a menos no trajeto entre Washington D.C e Nova York, que hoje leva em média 2h50. O novo modelo também conta com um sistema de inclinação, que permite navegar curvas em alta velocidade, tornando a viagem mais suave e silenciosa.

Os vagões foram projetados para promover a sensação de maior espaço, com janelas maiores e iluminação moderna. O conforto também evoluiu: os trens terão 27% mais assentos por viagem, com poltronas ergonômicas, luz individual de leitura, apoio lateral de cabeça e tomadas. Além disso, os passageiros ainda terão Wi-Fi gratuito com tecnologia 5G.

Continua após a publicidade

Os novos trens fazem parte de um projeto maior de modernização da Amtrak, que inclui a futura estreia dos trens Amtrak Airo em outras rotas, novas locomotivas para longas distâncias e a renovação de interiores de vagões.

Operação e expansão

As passagens poderão ser compradas pelo aplicativo e site oficial da Amtrak, além dos quiosques nas estações. Durante a fase de transição, os trens novos e antigos circularão juntos. Além disso, haverá ampliação de horários tanto nos dias de semana quanto nos fins de semana.

A Amtrak transporta mais de 30 milhões de passageiros por ano e planeja dobrar esse número nas próximas três décadas. Se os investimentos saírem como previsto, a meta é atender 66 milhões de pessoas por ano até 2040.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre os Estados Unidos

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima