5:25 PM
24 de dezembro de 2025

O bilionário que decidiu testar os limites da China – e acabou preso

O bilionário que decidiu testar os limites da China – e acabou preso

PUBLICIDADE


À direita, um retrato de Jimmy Lai; à esquerda, manifestantes pró-democracia nos protestos de Hong Kong em 2019. Ao fundo, a bandeira da China sobreposta.
Legenda da foto, Jimmy Lai, 78, enfrenta prisão perpétua por crimes contra a segurança nacional

    • Author, Grace Tsoi
    • Role, BBC World Service
    • Author, BBC News China
    • Reporting from, Hong Kong
  • Tempo de leitura: 13 min

Em uma manhã de inverno de 2022, Raphael Wong e Figo Chan entraram na prisão de Stanley, em Hong Kong (China), para se encontrar com Jimmy Lai, bilionário do setor de mídia que havia sido preso dois anos antes e aguardava julgamento acusado de crimes contra a segurança nacional.

Todos eles participaram dos protestos turbulentos que sacudiram Hong Kong em 2019, quando centenas de milhares de pessoas foram às ruas para exigir democracia e mais liberdade no território chinês.

Eles também costumavam se encontrar para jantar, às vezes em refeições fartas, conversando e fazendo piadas à mesa, enquanto comiam dim sum — conjunto de pequenos pratos da culinária chinesa —, pizza ou arroz feito em panela de barro.

Na prisão, ele “adorava comer arroz com gengibre em conserva”, disse Chan. “Ninguém poderia imaginar que Jimmy Lai comeria algo assim!”.

Mas eles tampouco haviam imaginado um reencontro em uma prisão de segurança máxima, com os protestos esmagados, amigos e companheiros de ativistas presos e Hong Kong ainda tão vibrante e, ao mesmo tempo, transformada. Também já não estava ali o dono do apelido irreverente “Fatty Lai” (Lai Gorducho, em tradução livre): ele havia perdido muito peso.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima