8:17 PM
12 de dezembro de 2025

O fator decisivo para o fim da Magnitsky contra Moraes na visão do Planalto

O fator decisivo para o fim da Magnitsky contra Moraes na visão do Planalto

PUBLICIDADE


Trump e Lula em encontro bilateral na Malásia

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Aproximação de Trump e Lula se intensificou em outubro, com um encontro na Malásia

    • Author, Leandro Prazeres e Mariana Schreiber
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu diretamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o fim das sanções impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes, durante a última conversa telefônica entre os dois, realizada no dia 2 de dezembro. A informação foi confirmada por duas fontes do Palácio do Planalto ouvidas pela reportagem.

Segundo essas fontes, Lula afirmou a Trump que a retirada dessas sanções seria um gesto “fundamental” para destravar o processo de retomada das relações entre Brasil e Estados Unidos, que vinham sendo marcadas por tensões políticas e diplomáticas nos últimos meses.

A avaliação no entorno do presidente brasileiro é de que o pedido foi feito de forma direta e explícita, como parte de uma estratégia mais ampla de reaproximação com Washington. A partir dessa conversa, ainda de acordo com interlocutores do Planalto, tanto Lula quanto Trump passaram a sinalizar publicamente que medidas concretas poderiam ser adotadas para reduzir o nível de atrito entre os dois países.

No caso de Lula, essas sinalizações ficaram evidentes em uma entrevista concedida a uma emissora de televisão durante uma viagem ao Nordeste no início da semana, na qual o presidente falou que “está perto de a gente ouvir uma notícia boa, além dessa notícia de tirar alguns produtos nossos da taxação que ele fez”.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima