12:48 PM
20 de agosto de 2025

O garoto que passou 2 anos escondido na floresta para escapar dos nazistas

O garoto que passou 2 anos escondido na floresta para escapar dos nazistas

PUBLICIDADE


Floresta europeia

Crédito, surogati/Getty Images

Legenda da foto, ‘Eu nem parecia mais humano. Comia com mãos sujas, não me lavava, era um bicho. E eu olhava para o céu e me sentia livre. Os pássaros e a floresta me aceitavam, gostavam de mim. Eu fazia parte deles’

    • Author, Do programa ‘Outlook’
    • Role, Serviço Mundial da BBC

Um garoto judeu de 12 anos foi obrigado a se esconder por quase dois anos em uma floresta para não ser capturado e eventualmente morto pelos nazistas que tomaram a cidade em que morava, na Polônia.

Após o início da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Buczacz (que hoje se chama Buchach e fica no oeste da Ucrânia) foi ocupada por tropas soviéticas, como parte de um acordo secreto entre Hitler e Stalin dividindo a Polônia. Poucas semanas após a invasão de tropas alemãs pelo oeste e norte da Polônia, em setembro de 1939, tropas soviéticas invadiram o país pelo leste.

Em 1941, a cidade foi invadida por tropas e tanques nazistas, que passaram a perseguir, prender e matar judeus que viviam na cidade.

No dia em que colocaram a família do menino Maxwell junto com outros judeus em um caminhão para serem deportados a um campo de concentração e extermínio, ele se viu obrigado a fugir para sobreviver.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima