O mundo está cheio de gente que cozinha mal. Algumas dessas pessoas são mães, outras até são chefs. E tudo bem. Todos precisamos comer, e alguém vai precisar fazer toda essa comida. Nem sempre é alguém com talento e instrução específica.
A internet nos esfrega na fuça um monte de absurdos culinários. Gente que lava frango com detergente, gente que põe fogo na casa ao tentar fritar peixe. Mas até a falta de noção deveria ter algum limite. O que se viu no BBB 26 contraria a lógica mais rudimentar.
O participante Matheus, eliminado nesta terça-feira (27), tentou espremer um limão inteiro, enfiou a fruta no espremedor sem antes cortá-la ao meio. O que se passa na cabeça desse indivíduo?
Os comentaristas de rede social sacaram uma explicação fácil e simples para o ocorrido: machismo estrutural ou algo que o valha. O tal Matheus, por ser homem, sempre teve alguém, em geral uma mulher, para espremer seus limões.
Pode até ser verdadeiro, mas não explica integralmente a façanha do brother gaúcho.
Como assim, o maluco nunca viu um limão na vida? Não entende que é preciso abrir a fruta para extrair seu suco? Nunca tomou caipirinha? Nunca recebeu um limãozinho à francesa para espremer na esfirra ou no frango a passarinho?
Imagina se colocam esse Matheus para fritar um ovo. Imagina se o incumbem de assar um frango: ele é capaz de meter o penoso no forno com plástico.
Já que o assunto é limão, ele tem papel fundamental na receita desta coluna. Como estou no Ceará, resolvi brincar com ingredientes daqui.
O principal é camarão, que para um paulistano é ridiculamente barato nestas praias.
Para temperá-lo, manteiga de limão e alho. Usei manteiga da terra (ou manteiga de garrafa), comum no Nordeste. É a manteiga clarificada, sem sólidos que se queimam e que, portanto, tolera o fogo alto sem alterar seu gosto. O limão entra para quebrar a untuosidade da manteiga. Lembre-se de parti-lo ao meio antes de espremer o suco.
Camarão na manteiga de limão e alho
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 10 a 15 minutos
Ingredientes
- 20 camarões médios, descascados e eviscerados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 50 ml de manteiga da terra ou ghee
- 5 dentes de alho laminados
- Suco de 1 limão
- 1 colher (chá) rasa de sal
- Coentro e cebolinha picados a gosto
Preparo
- Aqueça uma frigideira em fogo alto. Seque os camarões com papel-toalha. Aplique o azeite na frigideira e grelhe os camarões muito brevemente, cerca de 40 segundos de cada lado, até mudarem de cor. Trabalhe em etapas, poucos camarões por vez, para não esfriar a frigideira. Reserve
- Numa panela pequena, aqueça a manteiga em fogo baixo com o alho. Quando o alho começar a dourar, junte o suco de limão e cozinhe por alguns minutos, até parte do líquido evaporar. Mexa bem para emulsificar o molho
- Junte os camarões à panela apenas para aquecê-los rapidamente. Tempere com sal, coentro e cebolinha. Sirva imediatamente como petisco, com arroz ou use como molho de macarrão
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo


