3:01 AM
13 de dezembro de 2025

O novo aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos já está circulando

O novo aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos já está circulando

PUBLICIDADE


O Aeroporto de Guarulhos (GRU) finalmente ganhou uma conexão com o transporte público. Após meses de espera e adiamentos, o aeromóvel que liga a Linha 13-Jade aos terminais do aeroporto começou a operar no dia 4 de dezembro.

Durante o mês de dezembro, o serviço está disponível apenas para os funcionários do aeroporto, rodando das 18h às 0h com passagens gratuitas, velocidade reduzida e apenas um trem.

A abertura do serviço ao público deve ocorrer em janeiro de 2026, segundo a GRU Airport, concessionária do aeroporto, e a AeroGRU, consórcio responsável pelo aeromóvel.

Quando entrar em operação total no próximo ano, o aeromóvel funcionará das 4h às 0h diariamente. O trajeto entre as paradas deve ter duração média de seis minutos, o que reduz o tempo de espera e deslocamento atual, feito por ônibus.

Aeroporto de Guarulhos, Guarulhos, São Paulo
Mapa completo dos 2,7 km do aeromóvel (Aerom/Divulgação)

O serviço é composto por três trens, cada um com dois carros e capacidade total para 200 pessoas por viagem. Todos os vagões possuem ar-condicionado e painéis informativos com os destinos e dados dos próximos voos saindo e chegando de Guarulhos. Os avisos aos passageiros são informados em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Continua após a publicidade

Ao todo, são 2,7 km de linha com quatro estações: Aeroporto-Guarulhos, Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3.

O aeromóvel funciona com condução automática, semelhante à dos trens da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Durante os testes, qualquer falha aciona a paralisação imediata do sistema. Essa primeira fase conta com monitoramento constante dos técnicos responsáveis.

Origem e atrasos do aeromóvel

O aeromóvel surgiu para eliminar o problema da Linha 13-Jade que, concebida para ligar a Estação da Luz ao Aeroporto de Guarulhos, foi inaugurada sem chegar a GRU de fato.

As obras do monotrilho começaram em janeiro de 2022, com prazo para entrega em fevereiro de 2024. Desde então, essa data vinha sendo adiada, até chegar a setembro de 2025.

Continua após a publicidade

Um dos motivos apontados para o atraso seria um problema no sistema de locomoção dos trens. Os técnicos responsáveis estariam estudando formas de resolver esse impasse e permitir que os veículos se movessem normalmente.

Aeroporto de Guarulhos, Guarulhos, São Paulo
Aeromóvel está há mais de um ano atrasado (Governo Federal/Divulgação)

A AeroGRU informou que a certificação de sistemas automatizados, como o aeromóvel, é rigorosa e composta por diversas etapas. O processo para liberar a operação do monotrilho em Guarulhos foi gradual e demandou atenção minuciosa em cada fase.

Segundo a empresa, o sistema já passou por mais de 15 mil testes de desempenho e agora encontra-se totalmente funcional. É esperado que, após a conclusão das etapas iniciais este mês, o aeromóvel tenha ampliação progressiva até atingir operação plena em janeiro do próximo ano.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Guarulhos

Busque hospedagem em Guarulhos

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

 

 



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima