12:40 PM
10 de fevereiro de 2026

O que é o ‘teste de Narva’, símbolo da tensão entre Europa e EUA sobre papel da Otan em caso de conflito

O que é o ‘teste de Narva’, símbolo da tensão entre Europa e EUA sobre papel da Otan em caso de conflito

PUBLICIDADE


O vice-presidente dos EUA, JD Vance, discursa durante a 61ª Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, em 14 de fevereiro de 2025.

Crédito, EPA

Legenda da foto, O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, na Conferência de Segurança de Munique no ano passado

    • Author, Frank Gardner
    • Role, Correspondente de segurança da BBC News
  • Tempo de leitura: 6 min

Este ano, a conferência, que começa esta semana, mais uma vez promete ser decisiva. O secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Marco Rubio, lidera a delegação americana, enquanto mais de 50 outros líderes mundiais foram convidados. Isso ocorre em um momento em que a segurança da Europa parece cada vez mais precária.

A mais recente Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, publicada no final do ano passado, pediu à Europa que “se sustentasse por si própria” e assumisse a “responsabilidade principal pela sua própria defesa”, aumentando os receios de que os EUA estejam cada vez menos dispostos a apoiar a defesa da Europa.

Mas é a crise da Groenlândia que realmente abalou a estrutura da aliança entre os EUA e a Europa. Donald Trump afirmou em inúmeras ocasiões que “precisa assumir o controle” da ilha para o bem da segurança dos EUA e global. Por algum tempo, ele não descartou o uso da força.

Pessoas participam de um protesto contra a exigência do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a ilha ártica seja cedida aos EUA, reivindicando que ela tenha permissão para determinar seu próprio futuro, em frente ao consulado dos EUA em Nuuk, em 17 de janeiro de 2026. Elas seguram uma faixa com os dizeres: "Groenlândia é para os groenlandeses".

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Protesto em Nuuk, na Groenlândia, contra investida dos Estados Unidos, em janeiro passado

A Groenlândia é um território autônomo que pertence à Dinamarca. Não houve surpresa, portanto, quando o primeiro-ministro dinamarquês disse que uma tomada de poder militar hostil pelos EUA significaria o fim da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que sustentou a segurança da Europa nos últimos 77 anos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima