8:49 AM
24 de abril de 2025

O que ficar de olho no GP da Arábia Saudita da F1

O que ficar de olho no GP da Arábia Saudita da F1

PUBLICIDADE


A Fórmula 1 vai embora do Bahrein e se encaminha para Arábia Saudita na quinta rodada da temporada 2025. A etapa será a última da primeira rodada tripla do ano, que começou com o GP do Japão. Veja no que ficar de olho para a corrida de domingo (20) em Jeddah:

Leia também:

A Red Bull está realmente em crise depois do Bahrein?

Assim como Monza no ano passado, o GP do Bahrein foi um ponto baixo para a Red Bull. O sexto lugar de Max Verstappen – perdendo apenas sete pontos para Lando Norris – pode não parecer tão ruim, mas o quadro real é diferente.

“Tudo o que poderia dar errado deu errado”, concluiu Verstappen após a corrida. Em vez de lutar contra as principais equipes, a Red Bull se viu lutando contra a Haas e a Alpine, com Helmut Marko admitindo que é justo dizer que a equipe taurina é agora a quarta mais rápida da F1.

Jeddah deve ser melhor para a escuderia austríaca, já que a degradação dos pneus é um fator menos importante, e Verstappen explicou que o equilíbrio não é tão ruim nas curvas muito rápidas – e Jeddah tem muitas delas.

Mas mesmo que o GP da Arábia Saudita seja melhor para a Red Bull, isso não deve distrair a equipe do panorama geral. O Bahrein mostrou isso claramente e, independentemente do que aconteça em Jeddah, é um fato extremamente preocupante para o futuro.

– Ronald Vording

Norris pode parar Piastri?

A pergunta original no início da temporada era o contrário, mas Oscar Piastri conquistou o direito de ser considerado um forte candidato ao título após as rodadas iniciais. Ele parece se sentir mais confortável com o MCL25 com mais frequência e, acima de tudo, seu desempenho está mais consistente.

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Se Lando Norris quiser recuperar seu status de favorito no campeonato, ele deve começar a cometer menos erros e se tornar mais consistente.

Uma melhor classificação seria certamente um bom ponto de partida, mesmo que o circuito de Jeddah permita ultrapassagens. Com Russell, talvez Verstappen, ou mesmo as Ferraris logo atrás, seria importante para Norris estar à frente de seu companheiro de equipe no grid… ou pelo menos logo atrás. O campeonato é muito longo, mas se ele não reagir, logo poderá se tornar um perseguidor em vez de um perseguido.

– José Carlos de Celis

Russell pode se manter próximo da McLaren?

Com três pódios em quatro etapas e um desempenho excepcional no Bahrein, George Russell tem sido um dos pilotos mais impressionantes da F1 este ano. Ninguém está falando sobre suas ambições de título ainda: os pilotos da dominante McLaren e Verstappen são os que provavelmente estarão disputando entre si, mas o piloto da Mercedes não está muito longe.

Depois do Bahrein, ele está apenas seis pontos atrás do holandês na classificação e, dado o desempenho da Red Bull na semana passada, não é impossível imaginar Russell logo liderando o pelotão de perseguição atrás da McLaren.

Sim, a Mercedes ainda não tem velocidade em comparação com a equipe papaia e, em termos de ritmo puro, Russell nunca seria capaz de competir com Norris e Piastri, mas, enquanto continuar a apresentar resultados consistentes, ele continuará sendo uma ameaça – já que uma atualização poderia ser suficiente para a Mercedes diminuir a diferença e, pelo menos, dar ao novo líder da equipe a esperança de vencer o campeonato.

Será que Russell se manterá dentro da distância de ataque?

– Oleg Karpov

Jeddah testará o novo líder do meio de grid, Haas

Williams? Racing Bulls? Alpine? Não, o líder da equipe no meio do pelotão após as quatro primeiras etapas do campeonato é a Haas, e isso é notável, considerando que a equipe americana teve um péssimo início na Austrália há apenas um mês.

Esteban Ocon, Haas F1 Team, Oliver Bearman, Haas F1 Team

Esteban Ocon, Haas F1 Team, Oliver Bearman, Haas F1 Team

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esteban Ocon e Oliver Bearman tiveram problemas com oscilações de alta velocidade na abertura da temporada em Melbourne, com o chefe de equipe, Ayao Komatsu, admitindo que a situação estava tão ruim que ele pensou que algo estava quebrado no carro durante as primeiras voltas fora da garagem. Ele até previu que a equipe não conseguiria encontrar uma solução por um longo tempo, dada a gravidade do problema.

No entanto, desde o fim de semana australiano, a Haas desenvolveu rapidamente um novo piso e marcou pontos em todas as corridas, incluindo a dobradinha de pontos na China – com um impressionante quinto lugar de Ocon – e no Bahrein na última vez.

A equipe ainda está convencida de que não resolveu seu problema aerodinâmico, portanto o Jeddah Corniche Circuit, com suas curvas de alta velocidade, será um grande teste para o Haas VF-25. Por enquanto, eles podem aproveitar o merecido quinto lugar na classificação, mas não será fácil mantê-lo.

– Federico Faturos

Tsunoda conseguirá se aproximar de Verstappen?

Chegar ao Q3 no Bahrein e marcar alguns pontos no Bahrein não é tão ruim. Um desempenho como esse certamente teria ajudado Liam Lawson a manter seu lugar na Red Bull por mais tempo. Mas “nada mal” não é exatamente o padrão certo para um piloto de uma equipe de ponta.

Yuki Tsunoda, Red Bull Racing

Yuki Tsunoda, Red Bull Racing

Foto de: Peter Fox – Getty Images

Sim, a Red Bull teve dificuldades em comparação com os adversários no Bahrein, mas a diferença para Verstappen ainda era muito grande para que Tsunoda ficasse satisfeito com seu desempenho. Uma posição melhor no grid também ajudaria o japonês a ter um pouco de ar puro na corrida para continuar aprendendo com sua nova máquina – mas até agora ele passou suas corridas atrás de carros mais lentos, e isso não é o ideal se você quiser explorar os limites.

Ele está claramente progredindo, mas é preciso dar mais um passo à frente em Jeddah.

Ainda é possível argumentar que Tsunoda poderia ter um desempenho melhor se tivesse tido todo o período intertemporadas para se entrosar com a equipe e o teste de pré-temporada para conhecer melhor o carro – mas a cada rodada do campeonato, isso está se tornando cada vez menos importante.

– Oleg Karpov

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article

Motorsport.com staff writers

Fórmula 1

Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima