7:06 PM
15 de novembro de 2025

O que os indígenas cobram de Lula na COP 30

O que os indígenas cobram de Lula na COP 30

PUBLICIDADE


Mulher indígena usando cocar e uma máscara de gás, enquanto segura um chocalho com a mão direita, durante a Marcha Global pelo Clima, evento paralelo à COP30, em Belém. Ao lado dela estão outras pessoas indígenas com adereços tradicionais

Crédito, Bruno Peres/Agência Brasil

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Enviado da BBC News Brasil a Belém

Quase três anos depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter subido a rampa do Palácio do Planalto ao lado do cacique kayapó Raoni Metuktire, o movimento indígena vem protagonizando as principais manifestações que ocorrem durante a COP30, que está sendo realizada em Belém e vai até o dia 21 de novembro.

Desde o início da conferência que discute as mudanças climáticas, indígenas realizaram pelo menos três grandes protestos, incluindo um que resultou na invasão do principal pavilhão do evento e outro que bloqueou, por algumas horas, a entrada do local.

O incidente fez com que o comando da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC, na sigla em inglês) cobrasse mais segurança no entorno das instalações onde a COP30 está sendo realizada.

No sábado (15/11), centenas de indígenas se uniram a manifestantes de movimentos sociais em uma marcha pelas ruas do centro de Belém. O protesto foi pacífico.

Desde o início das manifestações, o governo adotou uma postura cautelosa e evitou criticar os protestos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima