Buenos Aires é uma cidade conhecida por instituições gastronômicas que datam de mais de um século. Nascidos da efervescência do encontro de um dos maiores portos da América do Sul com a chegada de imigrantes de origens diversas, que logo emprestaram seus saberes culinários a estabelecimentos que buscavam alimentar quem vinha do interior ou de fora do país, boa parte desses lugares sobreviveu ao tempo com poucas transformações.
Recentemente, o jornal La Nación foi atrás dos exemplares mais antigos que foi possível encontrar em três frentes muito requisitadas por quem busca uma refeição ou um lanche: o restaurante, o café e a sorveteria mais antigos da capital argentina. Conheça um pouco mais sobre os decanos de cada categoria:
O restaurante
Como restaurante, El Puentecito funciona sem interrupção há mais de 150 anos, desde 1873. Mas há quem defenda que sua história deveria começar a contar mais de um século antes: isso porque o estabelecimento funciona no mesmo endereço desde 1750, embora tenha mudado de foco antes de se firmar como um lugar para uma refeição.
Próximo ao antigo porto, nos primórdios esse lugar servia como um ponto de encontro para quem realizava o transporte de mercadorias entre a capital e o interior da província de Buenos Aires. Antes de se tornar 100% um restaurante, já no século 19, o espaço também funcionou como mercearia, taverna e pousada.
Externamente, a construção guarda características originais de quando foi construída, há quase 300 anos. Por dentro, a decoração é temática com elementos e objetos da cultura gaucha, os boiadeiros e tropeiros que passavam por lá no começo da história desse lugar. Nas mãos de uma família galega desde 1958, o local serve comidas de inspiração espanhola.
El Puentecito fica na esquina de Luján 2101 com Vieytes 1895, em Barracas. Abre de terça-feira a domingo para almoço (das 12h às 16h), e às sextas e sábados também para o jantar (das 20h30 à meia-noite). Mais informações na página oficial.
A cafeteria
Se El Puentecito fica um pouco mais apartado dos roteiros tipicamente turísticos por Buenos Aires, a história é bem diferente com o local que ostenta o título de cafeteria (e bar) mais antiga da cidade: o Café Tortoni fica em plena Avenida de Mayo, no coração da capital, onde funciona desde 1858.
Ao longo dos quase 170 anos, o Tortoni se consolidou como um espaço marcante para a cultura porteña, tornando-se um lugar frequentado por figuras notáveis de dentro e fora da Argentina. Escritores como Jorge Luis Borges e o espanhol Federico García Lorca passaram por suas mesas, ídolos argentinos como o automobilista Juan Manuel Fangio e o cantor de tangos Carlos Gardel também frequentaram o espaço, e contam que até Albert Einstein esteve nos salões do Tortoni quando visitou Buenos Aires.
Hoje, o Café Tortoni é possivelmente o mais famoso dos “Bares Notáveis” de Buenos Aires, título conferido pelo governo local aos estabelecimentos históricos mais simbólicos da cidade. Anualmente, quando a capital realiza suas Noites dos Bares e Cafés Notáveis, celebrando esses espaços, costuma ser no Tortoni que os festejos se encerram, com uma tradicional milonga.
O Café Tortoni fica na Avenida de Mayo, 825, no Microcentro de Buenos Aires. Mais informações no site oficial.

A sorveteria
Já se a sua preferência são os sorvetes, o destino pioneiro é a Heladería Saverio, que garante: não é apenas a mais antiga do gênero em Buenos Aires, mas também de toda a Argentina.
A Saverio foi fundada por um imigrante italiano em 1909 e se destaca principalmente por sabores e modos de servir o sorvete que foram herdados daquela época.
O ambiente em si deixa a desejar: ao contrário do Tortoni e do Puentecito, o local passou por renovações e não guarda características de época – há, inclusive, franquias espalhadas pela cidade, então vale um cuidado extra para ir no endereço da “original”.
A Heladería Saverio mais tradicional fica na Avenida San Juan, 2809, em San Cristóbal. Mais informações no site oficial.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen


